Terça-feira,Abril 16, 2024
13.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Uma retrospetiva do Campeonato Portugal de Ralis

Desta vez, fazemos uma retrospetiva do que tem sido o Campeonato Portugal de Ralis – CPR! A Hyundai Portugal, decidida a vencer o referido campeonato, contratou Craig Breen para pilotar um dos dois Hyundai i20 N Rally 2, inscritos pela marca. O piloto estaria presente no campeonato de Portugal, e nalgumas provas do campeonato do mundo.
As primeiras provas foram em pisos de terra, até ao Rali de Portugal para, depois, chegar a fase de asfalto com o Rali de Castelo Branco, no final de Junho.

Uma retrospetiva do Campeonato Portugal de Ralis
DR

No Rali Serras de Fafe notou-se uma grande supremacia de Craig Breen/James Fulton, em Hyundai i20 n Rally2, que venceram com grande vantagem o CPR. Estiveram na frente do rali mas, uma série de furos originou um grande atraso na classificação geral. Hayden Paddon/John Kennard , em Hyundai i20 N Rally2, venceram à geral!
A prova ficou marcada por um grave acidente da equipa Armindo Araújo/Luís Ramalho, que venceram o campeonato no ano anterior. Foram examinados no hospital, com diagnóstico de lesões nas costelas, cervical e coluna, no caso de Armindo Araújo. Ficariam afastados da competição nas próximas provas!

Na 2ª prova , Rali Casinos do Algarve, este ano voltando ao campeonato, e em piso de terra, Craig Breen despistou-se na fase inicial, abandonando. O caminho ficava mais fácil para o companheiro de equipa – Ricardo Teodósio, que tinha ambição de vencer no ” Seu” rali, com o grande apoio dos algarvios. A luta pelos lugares cimeiros do CPR manteve-se, principalmente, entre as equipas Ricardo Teodósio/José Teixeira – Hyundai i20 N Rally2 e Miguel Correia/Jorge Carvalho – Skoda Fabia Rally2 Evo, ficando classificados por esta ordem, com a equipa algarvia a fazer a sua grande festa!

Entretanto, surge uma triste notícia no mundo automobilístico – Craig Breen Morreu!
Craig Breen estava em testes para o Rali da Croácia, inserido no campeonato do mundo de ralis. Despistou-se indo embater, já devagar, numa cerca onde uma estaca passou o vidro em encontro com o corpo do piloto, que viria a falecer! Era um piloto afável, com sentido de humor, muito querido pelos adversários e público!

A Hyundai Portugal, mantendo a ambição da conquista do CPR contrata, então, Kriss Meeke, também piloto de craveira mundial, para substituir Breen.

Na 3ª prova, Rali Terras de Aboboreira, também 2ª prova do novo formato FIA-ERT ( European Rally Trophy), Kris Meeke/ Ola Floene lideraram de principio a fim, com vitórias em sete das nove classificativas, incluindo a Power Stage. Dizia Kris Meeke
” Todos sabemos porque estou aqui” , referindo que teve uma boa sensação do carro! Um dos pontos de grande interesse foi a luta entre os pilotos Ricardo Teodósio e Armindo Araújo, que regressava à competição com algumas cautelas, a readaptar-se após o grande acidente em Fafe. Armindo Araújo/Luís Ramalho seriam a melhor equipa portuguesa, 4º geral, Ricardo Teodósio/José Teixeira 5º geral, Miguel Correia/Jorge Carvalho, 10º geral.

- Publicidade -

E, chegamos ao Rali de Portugal, considerado por cinco vezes o Melhor Rali do Mundo. Como observadora FIA , Michèle Mounton percorreu a prova num dos carros de segurança, concordando com as normas de segurança e disposição do público.

Kalle Rovanpera tinha vencido no ano anterior, sagrando-se no final de 2022 Campeão Mundial de Ralis, com apenas 21 anos de idade.

Kalle Rovanpera/J Halttunen, em Toyota Yaris GR Rally 1 Hybrid, venceram a dura prova, em que os furos foram a principal preocupação dos pilotos, assim como o pó!
Daniel Sordo/C. Carrera, em Hyundai Rally 1 Hybrid foram 2º geral, nunca pondo em perigo o lugar de Rovanpera, que controlou a vantagem na fase final dos ralis.

Entre os portugueses, Armindo Araújo/Luís Ramalho, Skoda Fabia Rally 2 Evo, venceram o CPR, que não fazia o último dia, domingo. Mas, optaram por continuar em prova e obtiveram o lugar de Melhor Equipa Portuguesa – 17º geral.

O CPR regressa no Rali de Castelo Branco , começando a fase de asfalto. Até lá , 30 de Junho, falaremos do Rali de Alitém que irá decorrer no próximo fim de semana, 27 de Maio.

 

 

- Publicidade -
Antonio Silveira
Antonio Silveira
Apresentador do programa e cronista desportivo do jornal ORegiões.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor