Terça-feira,Junho 18, 2024
15.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

União Europeia Compromete 90 Milhões de Euros para Financiar Projetos Estratégicos em Angola

A União Europeia (UE) demonstrou seu firme compromisso com o desenvolvimento de Angola ao anunciar a alocação de 90 milhões de euros para financiar quatro novos projetos abrangendo setores cruciais. A Comissária Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, está programada para assinar quatro importantes convenções de financiamento em uma variedade de áreas estratégicas

, está programada para assinar quatro importantes convenções de financiamento
Foto: Publication Office of the EU – Jutta Urpilainen

Os domínios contemplados por esses projetos incluem a “economia azul”, visando o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos, a “economia circular”, focando na gestão responsável dos resíduos e na promoção de práticas ambientalmente amigáveis. Além disso, a União Europeia destinará recursos para fortalecer a “sociedade civil e justiça”, buscando impulsionar o envolvimento cívico e garantir um sistema judicial eficiente. Por último, mas não menos importante, a UE investirá em iniciativas voltadas para a “governança”, promovendo transparência e eficácia nas estruturas de governo.

A confirmação desse financiamento foi dada pela embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, após uma reunião produtiva com a presidente do parlamento angolano, Carolina Cerqueira. A embaixadora destacou que a garantia de apoio financeiro é resultado do compromisso contínuo de cooperação entre a UE e Angola.

A Comissária Jutta Urpilainen, programada para chegar a Luanda na próxima quarta-feira, será a responsável por oficializar os acordos de financiamento, assinando os documentos em conjunto com o Ministro do Planeamento angolano, Victor Hugo Guilherme. Este ato simboliza um marco significativo na parceria entre as duas entidades, consolidando esforços para impulsionar o crescimento económico e o progresso social em Angola.

A iniciativa faz parte do contexto da Assembleia Paritária entre a Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a União Europeia, atualmente em andamento em Luanda. Essa plataforma de diálogo reforça o compromisso mútuo de promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer os laços entre as regiões, destacando a importância da cooperação internacional para enfrentar desafios globais.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor