Nos dias 28 e 29 de abril, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebe a 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano, com a exibição em antestreia nacional de um documentário de Gianfranco Rosi sobre as viagens do Papa Francisco e do filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, informa o município em nota de imprensa.
Esta é a primeira vez que Vila Velha de Ródão se associa à Festa do Cinema Italiano, um evento que vai já na sua 16.ª edição e este ano apresenta mais de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional, em mais de 20 localidades portuguesas, entre elas, Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Vila Velha de Ródão, Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria.
Em Vila Velha de Ródão, a iniciativa tem início na sexta-feira, 28 de abril, às 19 horas, com a exibição de “A Viagem de Papa Francisco”, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do nosso mundo.
No filme estreado no Festival de Veneza, o realizador Gianfranco Rosi traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco. Instigado pelo facto de duas das viagens do Papa – a primeira aos refugiados que desembarcam em Lampedusa e a segunda, em 2021, ao Médio Oriente – espelharem de tão perto os itinerários dos seus filmes “Fogo no Mar” (nomeado ao Óscar da Academia) e “Nocturno”, o multipremiado realizador propõe-se a ir no encalço do atual líder mundial da Igreja Católica.
No dia seguinte, 29 de abril, às 18 horas, é exibido o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, que ficciona como dois cangalheiros sicilianos, Sebastiano e Onofrio, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.
Leveza e solenidade colidem docemente num filme que nos apresenta um imponente Toni Servillo enquanto Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século XX, a braços com uma crise criativa e em viagem à Sicília. Os eventos transformadores que tomam lugar durante a sua estadia levá-lo-ão a assinar “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que viria a revolucionar a história do teatro contemporâneo.
A entrada nas duas sessões é livre, mas sujeita a reserva obrigatória de lugares, que deve ser feita no balcão da Casa de Artes e Cultura do Tejo ou através dos contactos de telefone (272 540 314) ou e-mail (cactejo@cm-vvrodao.pt).
A Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, do MiC Ministero della Cultura e da Cinecittà.