Segunda-feira,Maio 27, 2024
9.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Vila Velha de Ródão recebe Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento

Vila Velha de Ródão acolhe o X Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento e o VIII Campeonato Nacional de Trauma, dois eventos promovidos pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, entre 28 e 30 de abril.

Segundo nota enviada pelo município, o evento destina-se a equipas que estejam inseridas em organizações de socorro e consiste numa experiência imersiva que coloca à prova as capacidades de resolver cenários de trauma e desencarceramento. Os cenários são elaborados com grande rigor e pormenor com o objetivo de se aproximar o mais possível da realidade, o que significa que se tratam de provas exigentes, que colocarão à prova todos os profissionais envolvidos.

Vila Velha de Ródão recebe Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento
DR

Divididos em equipas compostas por dois socorristas (Trauma) ou seis elementos (Desencarceramento), os cerca de 150 participantes inscritos nestas provas, oriundos de vários pontos do continente e ilhas, têm de resolver dois cenários: um com uma vítima outro com duas vítimas, todos com graus de dificuldade semelhantes.

As equipas que irão participar neste evento serão avaliadas por supervisores que acompanham as provas, cabendo aos primeiros classificados dos Campeonatos Nacionais representar Portugal no World Rescue Challenge 2023, que se realiza em Lanzarote (Espanha).

De acordo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, “estes momentos não só serão de partilha de conhecimentos entre os participantes, como de demonstração de abordagens, técnicas dos profissionais perante os diferentes cenários”, acrescentando que este será um evento “aberto a toda a população e para tal, convidamos todos a estarem presentes nestes dias que servirão de crescimento e aperfeiçoamento dos profissionais para o futuro”.

A sessão de abertura dos Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento realiza-se na Casa de Artes e Cultura do Tejo, na sexta-feira, 28 de abril, às 21h30, enquanto as provas se realizam, durante os dois dias seguintes, no Campo de Feiras de Vila Velha de Ródão, entre as 8h00 e as 18h00.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor