Sexta-feira,Outubro 31, 2025
15.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

O Cinema Português em Destaque no Festival de Roterdão

O Festival de Cinema de Roterdão, renomado evento cinematográfico nos Países Baixos, promete ser palco para duas estreias mundiais aguardadas: “O pior homem de Londres”, dirigido por Rodrigo Areias, e “Mário”, do cineasta norte-americano Billy Woodberry. A 53.ª edição do festival, programada de 25 de janeiro a 04 de fevereiro, apresenta uma seleção diversificada, incluindo produções portuguesas e coproduções em competição e fora dela

O Cinema Português em Destaque: Filmes de Rodrigo Areias e Billy Woodberry Estreiam no Festival de Roterdão
DR – O Pior Homem de Londres é o único filme português a concurso no festival que começa a 25 de Janeiro.

“O pior homem de Londres” – A Epopeia do Século XIX

Na competição “Grande Ecrã”, destaca-se “O pior homem de Londres”, uma obra de época ambientada no século XIX, descrita como um “notável retrato do mundo dos pré-Rafaelitas”. O filme, que oferece uma visão fascinante do universo artístico da época, é baseado em personagens reais, como Charles Augustus Howell, um negociante de arte de reputação duvidosa, nascido no Porto. A estreia em Portugal está programada para 08 de fevereiro, com Albano Jerónimo liderando o elenco.

“Mário” – O Documentário sobre Mário Pinto de Andrade

Na secção “Harbour”, “Mário”, dirigido por Billy Woodberry e produzido em Portugal pela Divina Comédia, destaca-se como um documentário envolvente sobre Mário Pinto de Andrade, ensaísta e ativista angolano, co-fundador do Movimento Popular de Libertação de Angola. A produção oferece uma perspectiva única sobre a vida e legado deste notável personagem, juntamente com outros filmes, como “Nome” de Sana Na N’Hada, que aborda a guerra colonial e a independência da Guiné-Bissau.

Diversidade Cinematográfica na Programação

Outros filmes notáveis na programação incluem “Estamos no Ar”, a primeira longa-metragem de Diogo Costa Amarante, que terá sua estreia mundial na secção “Harbour”. Além disso, “Diálogos depois do fim”, de Tiago Guedes, apresenta cinco dos 19 episódios/diálogos inspirados nos ‘Diálogos com Leucó’, de Cesare Pavese.

Fora da competição, o Festival de Cinema de Roterdão exibirá a nova cópia digital de “Aparelho voador a baixa altitude”, da realizadora luso-sueca Solveig Nordlund, e o documentário de Jorge Carvalho sobre o cineasta colombiano Luis Ospina, intitulado ‘Ospina Cali Colombia’, também marcará presença no evento.

Um Palco Global para o Cinema Português

Com estas notáveis participações, o cinema português ganha destaque no Festival de Cinema de Roterdão, oferecendo ao público internacional uma oportunidade única de explorar a diversidade e a riqueza das produções cinematográficas contemporâneas de Portugal. As estreias mundiais e exibições fora de competição prometem enriquecer o panorama cinematográfico global e solidificar o lugar de destaque do cinema português no cenário internacional.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor