Quarta-feira,Outubro 23, 2024
23.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Governo Lança Linha SNS Criança para Aliviar Pressão nas Urgências Pediátricas

O Governo vai avançar com a criação da Linha SNS Criança, um novo serviço destinado a encaminhar casos pediátricos não urgentes diretamente para os centros de saúde, evitando o recurso desnecessário às urgências hospitalares. Esta medida faz parte de um plano abrangente de reorganização dos serviços de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, que pretende melhorar a eficiência do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e assegurar um atendimento mais adequado aos doentes.

Segundo Alberto Caldas Afonso, coordenador do grupo responsável pela elaboração do plano, os casos classificados com pulseira azul, considerados não urgentes, serão encaminhados para consultas nos cuidados de saúde primários no prazo de 48 horas. Já os casos com pulseira verde, de menor urgência, serão vistos em “consulta aberta” nos centros de saúde no espaço de 24 horas. Desta forma, as urgências hospitalares ficam reservadas para situações mais graves, ou para doentes encaminhados por outras unidades de saúde ou pelo INEM.

A medida será implementada inicialmente nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Oeste e Península de Setúbal, com o objetivo de, numa fase posterior, ser alargada a todo o território nacional. O Governo pretende assim pôr fim ao regime de urgências rotativas, garantindo que os serviços estejam disponíveis de forma contínua e previsível.

Caldas Afonso sublinhou a importância desta “mudança de paradigma” no funcionamento das urgências pediátricas, salientando que é essencial melhorar a literacia em saúde da população e assegurar que os portugueses saibam a que unidade de saúde se devem dirigir em função das suas necessidades assistenciais. “Ainda há um grande desconhecimento sobre onde procurar atendimento”, afirmou.

- Publicidade -

O plano foi elaborado com a colaboração dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde e dos diretores dos serviços de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, cujas sugestões foram incorporadas no documento final. Segundo Caldas Afonso, as contribuições da maioria dos profissionais foram bem recebidas e refletem o envolvimento e motivação dos mesmos na implementação deste novo modelo.

A criação da Linha SNS Criança representa um passo importante para a modernização dos serviços de saúde em Portugal, com o intuito de melhorar o atendimento aos mais jovens e reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

A Castanha Portuguesa

Teatro ‘Sob a Terra