O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia responderá com mais destruição à Ucrânia após o recente ataque com drones de sábado, que Moscovo atribuiu a Kiev. Durante um discurso, Putin alertou que qualquer tentativa de destruição em território russo será retribuída com destruições ainda mais importantes no país responsável. “Aqueles que tentarem destruir alguma coisa no nosso país, seja qual for a amplitude, irão enfrentar destruições ainda mais significativas no seu próprio país e vão lamentar o que tenham feito
O ataque de sábado teve como alvo a cidade russa de Kazan, localizada a cerca de mil quilómetros da fronteira com a Ucrânia, e teve como alvos edifícios residenciais. Contudo, segundo as autoridades locais, não houve vítimas. O incidente gerou uma nova onda de tensão entre os dois países, exacerbando o conflito.
Em declarações durante a sua conferência de imprensa anual, na quinta-feira, Putin destacou os avanços das tropas russas na Ucrânia, afirmando que a Rússia tem recuperado, dia após dia, vários quilómetros quadrados de território. O Presidente Russo estimou que em breve não haverá mais forças dispostas a lutar contra a Rússia na Ucrânia. No entanto, Putin deixou uma dificuldade em prever quando a campanha militar chegará ao fim ou quando as tropas ucranianas serão expulsas da região da frente de batalha.
Putin também aprovou manifestar interesse em uma reunião com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, o líder russo deixou claro que só aceitará dialogar com o Presidente ucraniano, Volodymir Zelenski, se este convocar novas eleições e as vencer, visto que Moscovo o considera um “presidente ilegítimo”.