Os principais partidos políticos da Alemanha, com exceção da Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, apoiaram um acordo de princípios que visa promover um ambiente eleitoral mais respeitoso e ético antes das eleições gerais de 2025. O pacto, selado a Algumas semanas do início da dura campanha eleitoral, abrangem uma série de compromissos que incluem o respeito mútuo entre os partidos, a renúncia à desinformação e a imposição de restrições quanto ao uso de Inteligência Artificial (IA) nas campanhas.
Este acordo, celebrado por partidos como o Partido Social-Democrata (SPD), União Democrata-Cristã (CDU), União Social-Cristã (CSU), Os Verdes, Partido Democrático Liberal (FDP) e A Esquerda, visa garantir uma disputa eleitoral limpa e sem ataques pessoais. A AfD, que se encontra à margem do pacto, continua a ser alvo de um “cordão sanitário”.
Uma das principais disposições do acordo é o compromisso de todos os partidos signatários em evitar comentários depreciativos ou ataques ao caráter pessoal e profissional dos adversários. Em vez disso, será promovido um debate político fundamentado e respeitoso, essencial para a construção de um processo eleitoral saudável.
Além disso, o pacto estabelece a abstenção do uso de desinformação, com uma clara divulgada à difusão de notícias falsas e à criação de identidades falsas, como contas fraudulentas nas redes sociais. Os partidos se mantiveram ainda um compromisso de respeito mútuo no que diz respeito aos materiais de campanha.