O jornal ORegiões anunciou a criação de uma campanha de angariação de fundos através da plataforma GoFundMe, com o objetivo de apoiar o seu projeto de jornalismo independente e de investigação. A iniciativa surge como resposta à crescente necessidade de garantir a continuidade de um trabalho jornalístico de qualidade, espelhado na transparência e no jornalismo independente com investigação
A campanha, que é divulgada de forma discreta e sem grande publicidade, visa procurar a colaboração do público para manter viva a missão de trazer à tona a verdade. ORegiões tem-se destacado por enfrentar desafios importantes ao abordar temas de grande relevância, frequentemente envolvendo informações de interesse público ou de natureza controversa. A equipe do jornal considera essencial garantir que sua abordagem investigativa continue a ser uma ferramenta para esclarecer e informar a sociedade, sem que os obstáculos financeiros ou legais possam prejudicar a qualidade de seu trabalho.
Em declarações à equipe do ORegiões, a direção do jornal reforçou o compromisso com um jornalismo rigoroso e independente. “Fazemos jornalismo de investigação com rigor e independência, explorando dossiês complexos e com matéria substancial. Este trabalho exige não só coragem, mas também recursos. Para não desistirmos de nossa missão”.
Com o intuito de apoiar as despesas legais, que têm vindo a crescer devido aos processos judiciais em que o jornal se viu envolvido e que de futuro, que possa vir novamente a estar envolvido, a campanha de angariação de fundos também criou um fundo jurídico. Este fundo tem como objetivo garantir que os custos associados aos processos judiciais não ameacem a continuidade do projeto. O ORegiões tem vindo a enfrentar uma crise generalizada de angariação de publicidade, situação comum a muitos órgãos de comunicação social, o que torna ainda mais urgente a necessidade de uma resposta criativa e inovadora para garantir as despesas correntes.
Ao longo desta campanha, o jornal espera não só obter o apoio financeiro necessário para fazer face às despesas correntes, mas também reforçar a sua missão de manter o jornalismo independente e de qualidade. A sua prioridade continua a ser a publicação de reportagens baseadas em investigação e factos, e garantir que os custos legais não sejam um obstáculo ao desenvolvimento do trabalho que têm origem na realidade atual.
O ORegiões apela, assim, à solidariedade dos seus leitores e da comunidade em geral, para que, com o apoio coletivo, possam continuar a cumprir a sua missão de informar e de fazer jornalismo investigativo de qualidade, num contexto de crescente dificuldade económica.
Para apoiar o ORegiões, clique AQUI