O ex-ministro social-democrata António Couto dos Santos, de 75 anos, foi encontrado morto hoje a boiar num lago no Citygolf, na Senhora da Hora, em Matosinhos. A informação foi confirmada por fontes dos Bombeiros de São Mamede de Infesta e do Partido Social Democrata (PSD).
Couto dos Santos, que exerceu funções ministeriais durante os mandatos do ex-primeiro-ministro António Cavaco Silva, ocupou por três vezes pastas importantes, como a da Educação, Assuntos Parlamentares e Juventude. Antes de integrar o governo, o político já tinha sido secretário de Estado da Juventude, Qualidade de Vida e Ambiente.
De acordo com as autoridades, o corpo foi encontrado por volta das 11h30 e imediatamente transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto. A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso e, como parte da investigação, determinou a retirada da água do lago onde o corpo foi encontrado, na tentativa de recuperar um taco de golfe que está em falta. O alerta foi dado pelas 11h30, mas quando os meios de socorro chegaram ao local, o ex-ministro já se encontrava sem vida.
O Citygolf, onde o corpo foi encontrado, encontra-se agora encerrado. As circunstâncias da morte estão a ser investigadas, embora ainda não se saiba se a mesma decorreu de acidente ou se existem outros fatores envolvidos.