Segunda-feira,Janeiro 20, 2025
6.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ministra do Ambiente Defende Expansão de Pequenos Projetos Fotovoltaicos em Todo o País

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, defendeu a implementação de pequenos projetos de energia fotovoltaica espalhados pelo território nacional, de forma a promover a transição energética sem comprometer a natureza e a paisagem. A proposta foi avançada durante a inauguração, nesta sexta-feira, da Central Fotovoltaica para autoconsumo da Estação Elevatória na Praia da Marina, em Vilamoura, no Algarve

A central, com uma capacidade de produção anual de 200 kW, destina-se a alimentar a estação elevatória de águas residuais da Alameda da Praia da Marina, contribuindo para a redução da dependência de fontes de energia não renováveis. A infraestrutura, que utiliza 358 painéis fotovoltaicos de dupla face, consegue absorver a radiação solar tanto na parte superior dos painéis como na superfície do solo, aproveitando ao máximo a energia disponível.

Maria da Graça Carvalho sublinhou que a transição energética não deve ser um processo distante, mas sim algo acessível a todos. “A população deve sentir-se parte da transição energética. Gosto destes projetos que estão perto das pessoas”, afirmou a ministra, enfatizando que os pequenos projetos de energia renovável podem ser desenvolvidos em locais estratégicos, sem impactar negativamente o meio ambiente.

O investimento na central fotovoltaica foi de 240.000 euros, financiados no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé. O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, expressou o seu agradecimento pelo apoio do Governo e destacou o compromisso do município com a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas.

Durante a sua visita à região, a ministra também abordou a importância de simplificar o processo de autoconsumo, para que as pessoas possam optar por produzir a sua própria energia ou decidir ficar ligadas à rede elétrica. A ministra reforçou que é crucial que os cidadãos sintam que estão a contribuir ativamente para um futuro mais sustentável.

Maria da Graça Carvalho iniciou o dia com uma apresentação sobre a política de ação climática do município de Loulé, destacando iniciativas como as áreas protegidas de iniciativa municipal, como a recente Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal. A ministra também visitou projetos residenciais, como o empreendimento Arcaya, que se destaca pela sua forte componente de sustentabilidade e elevados padrões de eficiência energética, em perfeita harmonia com a natureza.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Confraria Dos Caminhos