Terça-feira,Fevereiro 11, 2025
9.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

IPCB continua a reforçar a sustentabilidade e eficiência energética com obras nas Escolas Superiores Agrária e de Tecnologia

As obras de melhoramento da eficiência energética e hídrica das unidades orgânicas do Politécnico de Castelo Branco continuam a bom ritmo com a intervenção a centrar-se agora nas escolas superiores Agrária e de Tecnologia.

Na ESACB-IPCB, a intervenção em curso contempla a aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores, a substituição de tetos falsos nas salas e laboratórios, a substituição da iluminação atual por equipamento LED e a instalação de bombas de calor. Serão também substituídos os equipamentos de ar condicionado e instalados sistemas de produção de energia elétrica com painéis solares fotovoltaicos.

Já na ESTCB-IPCB, prossegue a colocação de novas coberturas com telha tipo sanduíche, a aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores, a substituição dos equipamentos de ventilação e renovação do ar interior, bem como a instalação de uma unidade de produção para autoconsumo, com painéis solares bifaciais. A empreitada prevê ainda a substituição de todas as luminárias por soluções LED.

Para o Presidente do IPCB, António Fernandes, “O compromisso do IPCB com a sustentabilidade e a eficiência energética é uma prioridade estratégica. Estas intervenções não só melhoram as condições de ensino e investigação, como também reforçam a nossa responsabilidade ambiental, reduzindo consumos e tornando os nossos edifícios mais sustentáveis e eficientes.”

As obras decorrem no âmbito do programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central (Fundo Ambiental/Plano de Recuperação e Resiliência), abrangendo as unidades orgânicas do IPCB localizadas nos

campus da Talagueira (Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias) e Campus da Senhora de Mércoles (Escola Superior Agrária).

Recorde-se que estas intervenções decorrem de candidaturas submetidas pelo IPCB ao Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, tendo-lhes sido atribuído um financiamento superior a 4 milhões de euros, considerando o valor do IVA.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Rosa Mota internada