As iguarias tradicionais da Páscoa vão representar uma despesa maior no bolso dos portugueses em 2025. O tradicional folar da Páscoa ou o pão-de-ló são exemplos de doces que estão agora mais caros e a culpa é dos ovos. O preço tem disparado desde o início do ano devido à gripe das aves.
Entre folares e os mais variados bolos, ninguém imagina a Páscoa sem a presença de ovos nas mais variadas receitas — mas os preços têm aumentado nos últimos anos. Em Portugal, o valor da meia dúzia subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025. O preço tem disparado desde o início do ano devido à gripe das aves. Milhares de animais morreram e o mercado acabou por ser afetado um pouco por todo o mundo.
Ou seja, as iguarias tradicionais da Páscoa vão representar uma despesa maior no bolso dos portugueses em 2025. O tradicional folar da Páscoa ou o pão-de-ló são exemplos de doces que estão agora mais caros e a culpa é dos ovos, ingrediente imprescindível para a receita, e por isso há padarias que vão subir os preços.
Quanto ao preço, em Portugal a meia dúzia de ovos subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025, passando de 1,14 para 2,05 euros, sendo que este ano já encareceu perto de 30%, segundo dados da DECO.
Só entre 1 de janeiro e 26 de março deste ano, o valor de meia dúzia de ovos aumentou de 1,61 euros para 2,05 euros, ou seja, 27%, sendo que ficou praticamente estável (entre 1,61 euros e 1,62 euros) desde o início do ano até 5 de março.
Já a partir de 12 de março, houve um acréscimo para 1,70 euros, até ao máximo de 2,05 euros contabilizado na quarta-feira.
Cabrito mais caro
Mas o aumento dos preços não fica só pelos doces. Também o cabrito está mais caro em relação ao ano passado. A doença da língua azul destruiu centenas de explorações de bovinos e ovinos, provocando a morte de milhares de animais.
O preço desta carne aumentou em 30% no final do ano passado e não voltou a descer desde então. O cabrito está a rondar agora os 20 euros por quilo, enquanto que o borrego custa na ordem dos 12 euros.
Se costuma ainda comprar flores no Domingo de Ramos, prepara-se para gastar mais dinheiro. O molho da rosa, por exemplo, está agora mais caro 50 cêntimos em comparação a 2024.