Sábado,Abril 19, 2025
5.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Fundão: A Liberdade marca programação de abril do Cineclube Gardunha

Em abril, filmes mil no Cineclube Gardunha, num mês em que a liberdade será o tema principal e em que todas as exibições irão decorrer n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 21h00. Liberdade nos seus amplos campos e significados. Liberdade de expressão, de escolha, alteridade, respeito, justiça.

No dia 15 de abril de 2025, será exibido o filme “Banzo”, de Margarida Cardoso. “Passado em 1907, numa ilha tropical africana, Afonso, um jovem médico, «terá de curar um grupo de serviçais infetados pelo Banzo, a nostalgia dos escravos». Uma experiência carregada de mistérios e de choque, onde o incompreensível do que vai na alma dos doentes reverbera em muitos conflitos. Margarida Cardoso irá conversar com a professora Manuela Penafria e com os participantes na sessão.

No dia 22 de abril, irá ter lugar uma sessão dedicada ao cineasta Ico Costa. Tudo irá começar com a exibição da curta-metragem “Nyo Vweta Nafta”. De seguida será exibido o filme “O Ouro e o Mundo”, passado em Moçambique, em que será possível acompanhar “um jovem casal que anseia por uma vida melhor, Domingos e Neusia. Até que ele embarca numa viagem em direção às minas de ouro, no note do país. Pouco tempo depois, tem novidades”. Ico Costa estará presente com o seu assistente de realização, Luís Duzenta.

Por último, no dia 29 de abril, será exibido um documentário sobre uma figura lendária de Angola, Mário Pinto de Andrade. Billy Woodberry, realizador americano a viver em Portugal, construiu um minucioso retrato “da história e do legado do fundador do MPLA, pensador e ativista pan-africano, cuja missão crítica nos movimentos de libertação africanos dos anos 60 e 70 lançou as bases para a identidade e representação das nações africanas recém-formadas após colonização europeia”. O realizador estará presente para falar de “Mário”, acompanhado por José Carlos Venâncio, docente da Universidade da Beira Interior entre 1989 e 2021.

Os bilhetes para as sessões n’A Moagem terão o preço de dois euros e a reserva de lugar deverá ser feita através do e-mail bilheteira@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.