Sábado,Abril 19, 2025
8.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Selecionados 7 municípios para projetos de biomassa

Um concurso de dois milhões de euros para apoiar projetos de biomassa já selecionou sete municípios vencedores, que deverão ser conhecidos nos próximos dias, avançou a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, que adiantou ainda que o Governo já tinha reservado 60 milhões de euros para um novo concurso, mas este não será lançado antes das eleições, portanto fica a cargo de um próximo Executivo.

O Governo está a preparar um novo concurso no valor de 60 milhões de euros para a biomassa. “Estamos a trabalhar para um novo concurso de biomassa. O auxílio de Estado já está aprovado, são 60 milhões”, disse esta quarta-feira a ministra do Ambiente e da Energia.

“É só desenhar as peças do concurso, mas não vamos lançar antes das eleições”, acrescentou, adiantando que a potência em causa não está definida ainda.

Noutro concurso, no valor de 2 milhões de euros, lançado no âmbito do PRR, os resultados vão sair no dia 11. Este concurso visa a atribuição de apoios a autarquias para projetos de biomassa.

“Esteve bastante tempo na DGEG [Direção-Geral de Energia] para ser avaliado. Houve 7 propostas que foram aprovadas e vão ser publicadas daqui a 2 dias”, acrescentou, em discurso durante um evento da Associação Portuguesa de Energia (APE).

Noutro tema, a ministra do Ambiente disse hoje que o leilão eólico offshore será lançado pelo Governo que sair das eleições antecipadas de 18 de maio.

“O trabalho está adiantado em relação às zonas, será o novo Governo a lançar esse primeiro leilão”, disse hoje a ministra do Ambiente e da Energia.

Maria da Graça Carvalho sublinhou que o Governo do Luxemburgo já mostrou estar disposto a investir no projeto.

A ministra realçou a “importância da continuidade. O nosso antecessor deixou trabalho feito. Agora, alguém que esteja algum tempo que consiga desenvolver o projeto offshore, já não era mau. É preciso ter alguma estabilidade para desenvolver projetos”, afirmou em discurso durante um evento da Associação Portuguesa de Energia (APE) que teve lugar esta quarta-feira em Lisboa.

A governante explicou que, do lado da secretária de Estado do Mar, o trabalho já estava concluído, mas que faltam mais passos para lançar o concurso.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.