Se já está a planear os passeios, as procissões e os almoços de família nesta Semana Pascal, talvez seja boa ideia adicionar um guarda-chuva ao conjunto. De acordo com as previsões do site Tempo.pt e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana que antecede a Páscoa deverá ser marcada por tempo instável, com várias frentes de chuva a caminho de Portugal continental
O culpado? O anticiclone dos Açores, que regressa à sua posição habitual junto ao arquipélago, permitindo a entrada de um vale depressionário e sucessivas frentes atlânticas que poderão afetar o país entre segunda e quarta-feira. “O vento vai mudar de direção e várias frentes poderão percorrer a nossa geografia, trazendo períodos de chuva”, indicam os meteorologistas.
As regiões do Minho e Douro Litoral deverão ser as mais afetadas, com previsão de chuva mais intensa e frequente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, bem como nas zonas ocidentais de Vila Real e Viseu, sobretudo a partir da Quarta-feira Santa. Já a sul da Barreira de Condensação — zona montanhosa que separa o Norte e o Centro do restante território — a chuva deverá dar algumas tréguas, com menos precipitação esperada.
Embora o cenário não seja tão severo como o vivido em 2024, quando a tempestade Nelson deixou rasto de destruição e até provocou tornados no país, as tradicionais procissões da Semana Santa poderão ser condicionadas pela instabilidade meteorológica, especialmente no Norte.
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê “céu muito nublado” e “períodos de chuva, mais intensa no Minho durante a tarde, passando a regime de aguaceiros de norte para sul no final do dia”. Poderá ainda haver queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, a partir da tarde, acompanhada de vento moderado a forte nas terras altas e uma descida acentuada da temperatura máxima.
Na terça-feira, as condições serão semelhantes: céu muito nublado, aguaceiros — que serão de neve acima dos 1200 metros — e vento do quadrante oeste, mais forte ao longo da faixa costeira ocidental e em zonas montanhosas. As temperaturas continuarão a descer ligeiramente.
Se tudo correr como os modelos meteorológicos preveem, os últimos dias da Semana Pascal poderão ser menos chuvosos, embora ainda com céu instável e possibilidade de aguaceiros dispersos, sobretudo no Norte e Centro.
Por isso, se estava a pensar esconder os casacos ou dispensar o guarda-chuva — talvez seja prudente esperar mais uns dias.