Sábado,Abril 19, 2025
11.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

VILA VELHA DE RÓDÃO: Perais recebeu segunda reunião descentralizada do executivo municipal

Foi com uma sala cheia de munícipes que a Junta de Freguesia de Perais recebeu, no dia 7 abril, a segunda reunião pública descentralizada do ano do executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, uma iniciativa promovida pela autarquia, uma vez por ano, em cada uma das quatro freguesias do concelho, com o intuito de aproximar a população dos eleitos e incentivar a sua participação cívica.

De entre as muitas questões suscitadas pelos munícipes que assistiram à sessão, destacaram-se, por exemplo, a preocupação pela inexistência de um Multibanco na freguesia; um pedido de colocação de uma lomba na entrada de Alfrivída, de modo a obrigar os condutores a reduzir a velocidade naquele local; o mau estado em que se encontram alguns caminhos da freguesia devido à passagem de provas desportivas; a possibilidade de alargar a rede de transporte a pedido à freguesia de Perais; ou o ponto de situação das obras da Rua da Estrada, em Vila Velha de Ródão.

Estas questões mereceram a melhor atenção por parte do presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que lamentou, apesar da disponibilidade mostrada pela autarquia e pela Junta de Freguesia de Perais em suportar os custos da instalação, não ter sido ainda possível convencer as instituições bancárias a colocar uma caixa Multibando na freguesia, comprometendo-se a continuar a desenvolver esforços nesse sentido.

Sobre a colocação duma lomba na entrada de Alfrivída, Luís Pereira reencaminhou a questão para os serviços camarários, adiantando que a recuperação dos caminhos da freguesia será retomada pelo Município, em parceria com a Junta de Freguesia, assim que as condições climatéricas o permitam. Relativamente ao transporte a pedido, o edil esclareceu que, após a entrada em funcionamento do primeiro projeto piloto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, entre Fratel e Catraia Cimeira, a intenção das entidades envolvidas é implementar uma resposta mais abrangente no futuro.

Por fim, no que respeita à requalificação da Rua da Estrada, Luís Pereira explicou que, após a conclusão da 1.ª fase das obras, que abrangeu as infraestruturas elétricas, de telecomunicações e a rede de águas e efluentes domésticos, concretizada pelos Serviço de Obras por Administração Direta e Estaleiro da autarquia, foi já adjudicada a realização da 2.ª fase da intervenção, que abrange o troço que se estende entre a ponte viária sobre o Tejo e a ponte sobre a Ribeira do Açafal, aguardando-se o início das obras.

No que respeita à ordem de trabalhos da reunião, foram aprovados, com a abstenção do vereador da coligação Novo Rumo, os documentos de Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de 2024, assim como o Inventário do Património Municipal.

Sobre a Prestação de Contas em apreço, o presidente da Câmara Municipal avançou que, em 2024, a receita corrente registou um aumento de 5,55% face a 2023, enquanto nas receitas de capital houve um acréscimo superior a 136%, tendo-se verificado um grau de execução aos níveis da receita corrente e de capital superior a 98%. Ao nível das despesas correntes e de capital registou-se um grau de execução superior a 85%.

“Nos últimos quatro anos, as contas do Município têm-se caracterizado pelo rigor e equilíbrio orçamental. A autarquia tem conseguido manter a capacidade de realizar investimentos com base na poupança corrente e, em 2025, regista-se o maior investimento de sempre em obras públicas, o que será feito com recurso a capitais próprios e a candidaturas no âmbito quadros comunitários de apoio e sem contração de empréstimos bancários”, referiu Luís Pereira, que adiantou que “a dívida da autarquia no final deste quadriénio é de zero euros”.

De entre os projetos com arranque previsto em 2025 destacam-se, por exemplo, a construção de 26 novas moradias na Avenida da Serra e o Centro Operacional Municipal de Proteção Civil, em Vila Velha de Ródão, a requalificação urbanística da Rua da Estrada ou a transformação da antiga Escola Primária Adães Bermudes em Creche Municipal.

Entre outros assuntos, nesta reunião foi ainda aprovada a celebração de um protocolo entre o Município e a Navigator Tissue Ródão para a construção de uma rotunda e a permuta de prédios rústicos; a aquisição de dois prédios em Vila Velha de Ródão e Sarnadas de Ródão; a atribuição de apoios no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Jovens e Famílias; a atribuição de subsídios às Associações do concelho ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Associativismo ou a classificação do Núcleo de Arte Rupestre de Fratel / Cachão do Boi como Sítio de Interesse Nacional.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.