Vários contribuintes estão a receber ‘emails’e SMS com mensagens falsas, a reportar supostas “irregularidades”, todos com ‘links’ maliciosos que não devem ser seguidos, avisou esta quinta-feira a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Como em casos anteriores, o fisco avisa que se trata de mensagens falsas, que devem ser ignoradas, uma vez que o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos, o que nunca deve ser feito.
A Autoridade tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quinta-feira, em comunicado, para a circulação de novos emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes aos quais é pedido que acedam a links maliciosos.
No caso dos emails, a AT alerta que os contribuintes visados são ‘notificados’ sobre ‘irregularidades’ sendo-lhes indicado que abram o link fornecido para ‘acederem’ ao suposto ‘guia de resolução de divergências’, sendo o email fraudulento assinado pelo ‘Diretor Regional’ da AT.
“Está também em curso uma campanha de ‘phishing’ que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas”, em que “os destinatários destes SMS são induzidos maliciosamente a efetuar um pagamento para alegadamente regularizar a sua situação tributária”, refere a AT na informação divulgada no Portal das Finanças,
Para ambos as situações, o conselho da AT é de que o contribuinte deve ignorar e apagar estas mensagens, que são “falsas” e que têm por único objetivo “convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos ou a efetuar pagamentos indevido”, o que nunca deve ser feito.