Sábado,Maio 17, 2025
11.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Papa Francisco em números

Uma década de pontificado seria completada pelo Papa Francisco em Março de 2023, marcada por reformas institucionais implementadas, ênfase em questões sociais reforçada e diálogo com comunidades marginalizadas aprofundado. Eleito em 13 de Março de 2013, Bergoglio, argentino, tornara-se o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história.

Viagens Realizadas e Alcance Global
Quarenta viagens apostólicas internacionais foram concluídas por Francisco, abrangendo 61 países, segundo o portal ‘Vatican News’. Destaques incluíram a primeira visita papal aos Emirados Árabes Unidos (2019), ao Iraque (2021) e à República Centro-africana (2015), esta última classificada como “zona de guerra” pela ONU. Em Portugal, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 foi organizada com a sua presença, registando 1,5 milhões de participantes, conforme divulgado pela Agência Ecclesia.

Documentos Publicados e Mudanças Estruturais
Três encíclicas foram escritas pelo Papa: Lumen Fidei (2013), Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020). A segunda, focada na ecologia, foi citada em mais de 500 documentos políticos internacionais, incluindo o Acordo de Paris, segundo a Reuters. No Vaticano, reformas financeiras foram instituídas após escândalos como o do IOR (2014), com a criação de 14 novas normas anticorrupção, conforme detalhado pelo ‘Financial Times’.

Demografia e Transformações Geográficas
O número de católicos baptizados foi ampliado de 1,254 mil milhões (2013) para 1,378 mil milhões (2022), de acordo com o Anuário Pontifício. Contudo, a prática religiosa na Europa foi reduzida de 23 por cento para 20 por cento da população, enquanto em África o número de fiéis foi incrementado em 18 por cento (para 265 milhões) e na Ásia em 21 por cento (para 153 milhões), segundo o ‘Pew Research Center’ (2023). Ainda assim, 70 por cento dos bispos nomeados por Francisco foram escolhidos fora da Europa, reconfigurando a liderança da Igreja.

Controvérsias Registadas e Medidas Adoptadas
Críticas internas foram dirigidas ao Papa, especialmente após a publicação do documento Amoris Laetitia (2016), que permitira a comunhão de divorciados em casos específicos. Em 2023, o cardeal alemão Gerhard Müller tinha acusado o chefe da Igreja de “ambiguidade doutrinal” em entrevista ao ‘Corriere della Sera’. Paralelamente, 848 padres foram expulsos do ministério entre 2013 e 2023 devido a acusações de abuso sexual, conforme revelado pela Comissão para a Proteção de Menores.

Legado Consolidado e Obstáculos Identificados
Cento e vinte e um cardeais foram nomeados por Francisco, dos quais 77 (64 por cento) representavam regiões fora da Europa, incluindo o primeiro cardeal de Singapura e de Timor-Leste. Para o académico Massimo Faggioli, citado pela La Repubblica, “uma Igreja menos eurocêntrica havia sido construída”. Contudo, desafios persistiram: na China, apenas 30 por cento dos bispos haviam sido reconhecidos por Pequim e pelo Vaticano até 2023, segundo a Agence France-Presse.

A saúde do pontífice, com 86 anos, também foi afetada: duas cirurgias ao cólon (2021) e uma infecção respiratória (2023) limitando a sua agenda. Apesar disso, 87 por cento dos católicos latino-americanos avaliaram o seu pontificado como “positivo”, conforme um estudo da ‘Latinobarómetro’ (2022).

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Joao Vasco Almeida
Joao Vasco Almeida
Jornalista 2554, autor de obras de ficção e humor, radialista, compositor, ‘blogger’,' vlogger' e produtor. Agricultor devido às sobreirinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.