O ciclista português João Almeida conquistou pela primeira vez a corrida helvética, com uma prestação de irrepreensível no contrarrelógio final, onde fez o melhor tempo, anulando a desvantagem para o anterior líder Kévin Vauquelin.
João Almeida (UAE Emirates) escreveu, este domingo, mais uma das brilhantes páginas da sua carreira, ao vencer a Volta à Suíça 2025. O ciclista português superou a desvantagem de 33 segundos para Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels) na decisiva cronoescalada de 10 quilómetros entre Beckenried e Stockhütte, e tornou-se o segundo luso a vencer a corrida helvética, depois dos títulos de Rui Costa em 2012, 2013 e 2014.
Na etapa final, João Almeida não deu hipótese e completou a subida em 27.33 minutos, fixando o melhor tempo do dia, e batendo os principais rivais por margem suficiente para assumir a liderança final. Vauquelin não resistiu ao ritmo do português e acabou por perder 1.40 minutos, caindo para a segunda posição da geral.
O esforço individual de João Almeida confirmou a superioridade que já tinha sido provada durante as etapas de montanha disputadas. Deu mesmo para Almeida dobrar na estrada Julian Alaphilippe (Tudor Pro), que partira dois minutos antes à procura de segurar o pódio na geral final. O ciclista de 26 anos da UAE corria na Suíça quase como se fosse em casa, tal a quantidade de bandeiras portuguesas que a transmissão televisiva mostrou ao longo da subida.
A segunda parte da crono-escalada ainda foi melhor que a primeira: João Almeida completou a tirada em 27m33s78’, 25 segundos mais rápido que Felix Gall (AG2R La Mondiale Team), segundo na etapa, e 1m40s mais rápido que Kévin Vauquelin. O francês de 24 anos não entrava no lote dos favoritos para a vitória final, mas defendeu até ao limite a camisola amarela, terminando a prova em segundo lugar, a 1m07s do português da UAE. Oscar Onley (Picnic PostNL) fechou o pódio geral ao sair-se melhor do que Julian Alaphilippe no contrarrelógio – o antigo bicampeão do mundo terminou a Volta em quinto, atrás de Felix Gall.
João Almeida junta a Volta à Suíça às vitórias finais na Volta ao País Basco e na Volta à Romandia, onde em ambas se tornou no primeiro português a vencer. Na Volta à Suíça, junta-se a Rui Costa na lista de vencedores portugueses – o antigo campeão do mundo venceu a geral na Suíça em três anos consecutivos (2012, 2013 e 2014).
Com esta vitória, Almeida, de 26 anos, confirma o seu estatuto de referência internacional nas corridas por etapas, vingando o segundo lugar na Volta à Suíça, no ano passado.