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Governo quer investimento de quatro mil milhões de euros nos portos

Vem aí um plano ambicioso para os portos portugueses para avançar durante os próximos 10 anos. O Governo desenhou uma estratégia de crescimento que prevê um investimento de 4 mil milhões de euros até 2035. Será assente em parcerias público-privadas, cabendo aos privados a grande fatia do investimento: cerca de 3 mil milhões de euros.

O Governo quer garantir um investimento de quase quatro mil milhões de euros nos próximos 10 anos para os portos comerciais do continente. O plano, que já foi aprovado em Conselho de Ministros, foi apresentado esta quarta-feira à tarde pelo ministro das Infraestruturas e Habitação Miguel Pinto Luz.

Com estes investimentos, o executivo pretende aumentar em 30% o número de passageiros nos portos portugueses, chegando aos três milhões de passageiros. Ao nível da carga, o objetivo é aumentar em 50% para os 125 milhões de toneladas.

O plano prevê investimento nos portos de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines.

Os quase quatro mil milhões de euros serão garantidos 75% pelo setor privado e os restantes da responsabilidade da Autoridade Portuária e fundos comunitários, prevê o Governo.

Segundo o comunicado do Ministério, o Governo prevê a realização de 15 concessões que poderão ter uma duração de 75 anos. Outros objetivos com este plano para uma década passam por reduzir em 80% as emissões de dióxido de carbono e assegurar a total digitalização dos portos.

Segundo o plano apresentado pelo Governo, cerca de três mil milhões de euros terão como destino as seguintes intervenções:

Porto de Leixões – Novo terminal de contentores na zona Norte e expansão do terminal Ro-Ro (Roll on – Roll off) na zona Sul.

Aveiro – Expansão e modernização dos terminais atuais, novo terminal Ro-Ro (foco no cluster automóvel do Centro)

Figueira da Foz – Modernização dos terminais atuais e melhoria das acessibilidades marítimas

Lisboa – Reordenamento e requalificação dos terminais da zona oriental e concretização da estratégia para a Silotagus

Setúbal – Expansão do terrapleno com lançamento de novos terminais (Ro-Ro e carga geral) e reforço das capacidades da indústria naval (concurso para estaleiro da Mitrena).

Sines – Concretização do processo de expansão do Terminal Sines XXI e lançamento do novo terminal Vasco da Gama (contentores)

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