O escritor João Morgado, recentemente distinguido com o Prémio Literário Santos Stockler, estará no próximo dia 8 de Setembro, pelas 18h00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), para apresentar o romance Cemitério de Pardais.

O convite partiu do Professor Jorge Luiz dos Santos, no âmbito da Unidade Científica de Ética Médica e Bioética da UBI, numa sessão aberta ao público.
Segundo o Júri do Prémio Literário Santos Stockler, o Cemitério de Pardais é:
“Uma obra de rara intensidade emocional, centrada nas últimas 24 horas de vida de um homem de 88 anos, praticamente cego, mergulhado na solidão e na memória. O romance conduz o leitor por um monólogo interior sobre a perda, o amor, o remorso e a busca por redenção no fim da vida (…) Partindo das últimas 24 horas da vida do narrador-protagonista, o romance relata o processo de constituição e evolução de uma família, tragicamente abalada, tendo como pano de fundo o Portugal e a Espanha de antes e pós-democracia.”
O autor sublinha tratar-se de uma obra de ficção, mas com ecos de realidade:
“Qualquer semelhança com pessoas reais e com a Covilhã, pode não ser pura coincidência”, refere João Morgado.
Cemitério de Pardais tem conquistado leitores e crítica pela forma com que aborda temas universais como a velhice, a solidão, a relação com o divino, constituindo-se como um convite à reflexão sobre a vida, a família e os laços humanos.
A apresentação promete um momento de partilha literária e reflexão ética, juntando literatura e ciência num diálogo aberto a toda a comunidade.