Quarta-feira,Setembro 10, 2025
18.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

CATAA participa em estudo que explora a ligação entre nutrição, microbiota e obesidade, publicado na revista internacional Nutrients

Este estudo sugere um possível mecanismo mediado pela microbiota na perda de peso, nomeadamente a Faecalibacterium poderá potenciar a redução da gordura neste tipo de intervenção na dieta.

Estudo publicado recentemente na revista científica internacional Nutrients, com participação de investigadores do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar, revelou alterações significativas na diversidade da microbiota intestinal de adultos com obesidade submetidos a um programa multidimensional de perda de peso.

A investigação, intitulada “Gut Microbiota Shifts After a Weight Loss Program in Adults with Obesity: The WLM3P Study”, avaliou adultos com obesidade durante seis meses, comparou dois planos alimentares: um programa multicomponente (Weight Loss Maintenance 3 Phases Program (WLM3P)), que combinou restrição calórica, dieta rica em proteína e pobre em hidratos de carbono, alimentação com horário restrito, suplementação alimentar e acompanhamento digital, com uma dieta tradicional baixa em hidratos de carbono.

Os resultados mostraram que o grupo seguido pelo programa multicomponente registou aumento da diversidade da microbiota intestinal com maior presença de bactérias benéficas, como o Faecalibacterium, que se associou a reduções mais significativas de massa gorda e gordura visceral.

No âmbito deste estudo, os investigadores do CATAA recorram a tecnologias de sequenciação de nova geração de long-reads, permitindo uma caracterização mais aprofundada das espécies bacterianas presentes na microbiota intestinal dos participantes. Com esta abordagem, o CATAA reafirma a sua posição na vanguarda da análise de microbiota em diferentes matrizes — desde o intestino humano até alimentos, solos e plantas — contribuindo para investigação de excelência em saúde, nutrição e sustentabilidade.

Agradecendo aos parceiros NOVA Medical School e Farmodiética pela oportunidade de participar neste estudo.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor