Quinta-feira,Setembro 11, 2025
14.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

NASA anuncia possível descoberta de vestígios de vida em Marte

Washington (EUA) – A NASA anunciou nesta quarta-feira (10) a descoberta de possíveis vestígios de vida em Marte, em estudo publicado na revista Nature e detalhado em conferência de imprensa pela direção da agência espacial norte-americana. Os indícios foram identificados pelo rover Perseverance, que explora desde 2021 a cratera Jezero, local que abrigou um lago e um sistema fluvial há bilhões de anos

Veja a animação da NASA

Segundo os cientistas, o veículo detectou matéria orgânica à base de carbono em diversas rochas, incluindo formações com tons esverdeados e manchas descritas como “pele de leopardo”. Esses padrões, de acordo com Nicky Fox, diretora científica da NASA, “podem ter sido criados por formas de vida primitivas”.

A descoberta

As amostras contendo compostos orgânicos permanecem em Marte, armazenadas em cápsulas que o Perseverance depositou na superfície do planeta à espera de uma missão futura de recolha. Uma delas, batizada “Cânion Safira”, é considerada estratégica e poderá ser essencial para confirmar a hipótese de que houve vida no planeta vermelho.

NASA anuncia possível descoberta de vestígios de vida em Marte
Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS – Selfie’ tirada pelo rover Perseverance na superfície marciana

“Este pode ser o vestígio de vida mais claro que vimos em Marte”, afirmou Sean Duffy, administrador interino da NASA, durante a apresentação do estudo.

O geólogo Antonio Molina, do Centro de Astrobiologia de Madrid, ponderou, no entanto, que se trata de sinais indiretos: “Ainda não são evidências diretas. É preciso trazer essas amostras à Terra para comprovação laboratorial”.

Um futuro em dúvida

Apesar da empolgação científica, o futuro da missão de retorno das amostras é incerto. O presidente norte-americano Donald Trump, em seu novo mandato, sinalizou que pretende cortar pela metade o orçamento dos programas científicos da NASA, o que incluiria o projeto de recolha e transporte de material marciano.

Para especialistas, um eventual bloqueio orçamentário pode atrasar em décadas a confirmação sobre a existência de vida passada em Marte.

Significado histórico

Se comprovados, os vestígios detectados pelo Perseverance representarão um marco para a ciência, oferecendo a primeira evidência tangível de que a vida pode não ser exclusiva da Terra. Para muitos pesquisadores, o achado abre espaço para uma nova era na astrobiologia e para a redefinição do lugar da humanidade no cosmos.

Enquanto isso, os pequenos tubos metálicos depositados em Jezero aguardam uma futura missão que poderá responder a uma das maiores perguntas da humanidade: estamos ou já estivemos sozinhos no Universo?

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor