O Clube dos Pensadores (CdP), por o seu fundador Joaquim Jorge, convidou António José Seguro, candidato à presidência da República para estar presente no dia 18 de Setembro ( quinta-feira), às 21h30 no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
Estará presente Álvaro Beleza destacado dirigente do PS.
António José Seguro, depois de ter ponderado durante algum tempo, disponibilizou-se para ser candidato a Presidente da República.
Houve alguma contestação dentro do PS, por vezes, excessivamente acintosa e desproporcionada para um colega de partido.
A verdade é que o novo líder do PS, José Luís Carneiro, ainda hesita em apoiar António José Seguro. Todavia, segundo o mais recente inquérito Comportamento Eleitoral dos Portugueses, dirigido por especialistas do ICS e do ISCTE, quase metade dos eleitores que afirmam ter votado no PS em 2025, indicam agora que tencionam votar em António José Seguro.
O PS deveria, sem tibiezas, apoiar António José Seguro, porém Augusto Santos Silva é o calcanhar de Aquiles dessa natural decisão.
Convém recordar que a eleição presidencial não está dependente dos partidos. Uma candidatura para Presidente da República é proposta por um mínimo de 7500 e um máximo de 15000 cidadãos eleitores. Tem um cunho independente e suprapartidário.
Seguro, que apresentou a sua candidatura em Junho nas Caldas da Rainha ( cidade onde reside), tem vindo a afirmar-se e a colocar-se no terreno.
Gouveia e Melo é o candidato apartidário que se encontra mais bem colocado para vencer as eleições. António José Seguro tem por missão passar à frente de Marques Mendes, que está no terreno há muito tempo apoiado pelo PSD e forçar uma segunda volta.
Assim sendo, as suas chances aumentam em exponencial. No fundo, está a fazer uma corrida de obstáculos: merecer a confiança do PS; ultrapassar Marques Mendes; ir à 2.ª volta e disputar taco-a-taco com Gouveia e Melo.
Todavia, se o Chega não apresentar candidato presidencial, isto é, André Ventura não for a votos, muito do eleitorado do Chega pode votar em Gouveia e Melo.
Os candidatos procuram ir buscar votos ao Chega, PSD e PS, os partidos com maior expressão.
As eleições presidenciais realizam-se em Janeiro de 2026. O Clube dos Pensadores já recebeu Gouveia e Melo e vai tentar ter os outros candidatos como Cotrim Figueiredo, Marques Mendes, entre outros.