A coligação Viva Cascais, apoiada pelo PSD e CDS/PP, iniciou este sábado, em São Domingos de Rana, o ciclo de apresentações das suas listas às eleições autárquicas de 2025 que irá decorrer em todas as freguesias do concelho nas próximas semanas. “Acredito profundamente em Cascais, em São Domingos de Rana, e que precisam de pessoas comprometidas, focadas, com muita vontade de fazer o bem e muita vontade e paixão por esta terra”, afirmou Nuno Piteira Lopes na cerimónia de apresentação que assinalou o arranque das apresentações em todas as freguesias do concelho
Nuno Piteira Lopes apresentou a sua candidatura pela coligação Viva Cascais, que junta PSD e CDS-PP. O candidato à câmara municipal de Cascais disse que “liderar um novo ciclo autárquico”, ao mesmo tempo que se garante “a continuidade do trabalho desenvolvido pela atual liderança”
“Eu não quero apagar o passado. Sou leal e solidário com o trabalho que já foi realizado, mas também não estou aqui, nem me candidato, para repetir aquilo que já foi feito. Não me candidato para gerir o dia-a-dia, mas para liderar um novo ciclo autárquico”, afirmou Nuno Piteira Lopes, atualmente vice-presidente da autarquia, em declarações à agência Lusa.
A ambição de Nuno Piteira Lopes é, segundo próprio, “muito clara”: “transformar Cascais na capital da qualidade de vida em Portugal”.
Como prioridades, Nuno Piteira Lopes, que iniciou este sábado, em São Domingos de Rana, o ciclo de apresentações das suas listas às eleições autárquicas de 2025 que irá decorrer em todas as freguesias do concelho nas próximas semanas, assumiu as áreas da habitação, da mobilidade e da segurança.
Na área da habitação, quer garantir que “ninguém será obrigado a sair de Cascais por não conseguir aceder ao mercado”, sublinhando que está prevista a construção de 3.600 casas públicas, até 2028, num investimento de 357 milhões de euros.
Sobre a mobilidade, o candidato lembrou que Cascais foi pioneiro na gratuidade dos transportes públicos rodoviários, mas que o objetivo “é agora ir mais longe”.
“Queremos assumir com Oeiras e com Lisboa a gestão e a concessão da linha ferroviária de Cascais. Gerir as estações, os comboios, a oferta, os clientes. Entendemos que os municípios estão em condições de fazer a melhor gestão possível”, defendeu.
Relativamente à segurança, Nuno Piteira Lopes propõe a instalação de 440 câmaras de videovigilância em todo o concelho e o reforço do efetivo da Polícia Municipal.
Nuno Piteira Lopes abordou ainda o tema da saúde, assegurando que se a coligação que encabeça vencer as eleições, que se realizarão a 12 de outubro, vai assegurar-se que todos os munícipes têm médico de família, assim como ‘check-ups’ gratuitos, estando previsto um investimento anula de 1,5 milhões por ano.
No âmbito das apresentações dos candidatos nas freguesias, Nuno Piteira Lopes desloca-se no dia 18 de setembro à freguesia de Cascais/Estoril, 26 de setembro a de Carcavelos/Parede e 02 de outubro (data provisória) a de Alcabideche. A campanha termina com um comício no dia 10 de outubro, na Malveira da Serra.
Estas apresentações pelas 4 freguesias do concelho visam reforçar a proximidade com todas as comunidades locais, dando a conhecer os candidatos e sublinhando os principais compromissos da coligação para o futuro de Cascais. A coligação Viva Cascais apresenta-se às eleições de 12 de outubro, com apoio do PSD/CDS, com o objetivo de consolidar Cascais como referência nacional em qualidade de vida assente num compromisso de continuidade e renovação.
Na ‘corrida’ à câmara de Cascais, além de Nuno Piteira Lopes, estão também João Ruivo (PS), Alexandre Abreu (BE/Livre/PAN), João Rodrigues dos Santos (Chega), Carlos Rabaçal (CDU), Manuel Simões de Almeida (IL), João Maria Jonet (independente), António Pinto Pereira (independente, com apoio da Nova Direita e Nós, Cidadãos!) e Fábio Pereira (ADN).