Quarta-feira,Outubro 1, 2025
20.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Drones revolucionam rearborização de pinhais

Como pode a tecnologia ser uma aliada da floresta? No concelho de Castelo Branco, os drones vão lançar sementes numa área devastada pelos incêndios e apoiar a rearborização de um futuro pinhal.

O apoio das novas tecnologias na gestão florestal, como o uso de drones em ações de rearborização e restauro de áreas ardidas através de técnicas como a sementeira aérea de precisão, apresenta-se como uma ferramenta promissora para o setor florestal.

No próximo dia 3 de outubro, o trabalho desenvolvido em prol da floresta pela Terra Farmers, empresa especializada em ações de reflorestação e restauro ecológico com drones, é um dos momentos atrativos de uma visita de campo que traz a São Vicente da Beira, situado no sopé da Serra da Gardunha, vários especialistas do setor florestal, proprietários e técnicos de organizações de produtores florestais.

A motivação central é conhecer um projeto de rearborização com pinheiro-bravo, demonstrando como esta tecnologia pode contribuir para acelerar e tornar mais eficaz a regeneração de uma área ardida.

Esta é mais uma ação prática que integra o Roteiro PINUS 2025, dedicado à divulgação de bons exemplos e práticas de gestão e valorização do pinhal-bravo. A iniciativa

nacional, lançada pelo Centro PINUS com o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo, estará no terreno até ao fim de outubro.

Em Castelo Branco, a visita é coorganizada com a UNAC (associação de referência nacional) e a sua associada AFLOBEI, organização de produtores florestais local que, após uma visita de campo dedicada à inovação na resinagem, volta a integrar esta parceria para mostrar como a floresta de pinho contribui para a dinamização e criação de riqueza no território.

Mais do que uma demonstração técnica, esta visita pretende inspirar proprietários e técnicos a conhecer e a adotar novas ferramentas para rearborizar futuros pinhais, mostrando como este exemplo de inovação tecnológica pode ser replicado e trazer benefícios, nomeadamente em terrenos extensos ou de difícil acesso, possibilitando a redução de custos em operações manuais ou com maquinaria pesada.

A participação na Visita de Campo “Rearborização de áreas ardidas com tecnologias inovadoras” é gratuita mediante inscrição prévia no site do Centro PINUS.

Sobre o Roteiro PINUS 2025 O Roteiro PINUS 2025 é uma iniciativa nacional promovida pelo Centro PINUS e pelo Centro de Competências do Pinheiro-Bravo, com o apoio das federações BALADI, FENAFLORESTA, FORESTIS, FNAPF e UNAC, bem como de várias Organizações de Produtores Florestais (OPF) e financiado pelo Fundo Ambiental.

Esta iniciativa é financiada pelo PRR pelo projeto Dinamização do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo no âmbito do investimento “RE-C08-i05 – Programa MAIS Floresta (Reforço de Atuação dos Centros de Competência do Setor Florestal)” da “Componente C08 – Florestas” do Plano de Recuperação e Resiliência.

— O Centro PINUS é uma Associação para a Valorização da Floresta de Pinho – existe desde 1998 com o objetivo de promover a importância ambiental, social e económica do pinheiro-bravo na floresta portuguesa. Esta associação sem fins lucrativos reúne os principais intervenientes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das indústrias, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor