Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia vão estar encerrados este fim de semana, segundo informação avançada pelo Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e confirmada pela agência Lusa.
No sábado, dia 18 de outubro, fecha a urgência do Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, que retomará o funcionamento no domingo.
Já no domingo, dia 19, encerram os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais do Barreiro, Setúbal e Abrantes.
Além destes encerramentos, diversos hospitais apresentam constrangimentos ao longo do fim de semana. No sábado, os serviços desta especialidade nos hospitais Amadora/Sintra, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Abrantes e Leiria só vão receber casos encaminhados pelo CODU/INEM.
Também as urgências pediátricas dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures, vão funcionar com limitações, prestando assistência apenas a casos enviados pelo INEM.
De acordo com o Portal do SNS, no sábado vão estar abertos 126 serviços de urgência em todo o país, bem como 33 unidades de ginecologia e obstetrícia integradas no projeto-piloto que exige contacto prévio com a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
No domingo, mantém-se o funcionamento das mesmas 33 unidades de ginecologia e obstetrícia, enquanto o número total de serviços de urgência abertos sobe para 127.
As dificuldades no preenchimento das escalas, causadas sobretudo pela escassez de médicos especialistas, explicam os constrangimentos registados. A situação agrava-se em períodos de férias ou fins de semana prolongados, como acontece nesta semana.
As autoridades de saúde aconselham todos os utentes a contactar previamente a Linha SNS 24 antes de se dirigirem a um serviço de urgência, de forma a obter a melhor orientação clínica disponível.