Segunda-feira,Setembro 15, 2025
33.3 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Abertura do ano letivo no AERS com crescimento do número de alunos pelo 4º ano consecutivo, dando continuidade ao projeto educativo

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) assinalou a abertura do presente ano letivo, 2025-2026, com duas sessões distintas, a primeira na sede do Agrupamento (do Segundo Ciclo ao Ensino Secundário) e a segunda no Centro Escolar (Pré-escolar e 1º Ciclo).

Durante a manhã desta sexta-feira, dia 12 de setembro, decorreram, além das respetivas cerimónias de arranque da sessão, momentos musicais a cargo do Duo Musical Diogo Acordeonista & Marco Marques e da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), que apresentou o projeto Clube do Violino Miniviolinos, destinado aos alunos do primeiro ciclo que queiram aprender um instrumento musical e que funcionará semanalmente durante o período letivo, nas instalações da Escola Básica de Penamacor. No final de cada cerimónia, decorreu a entrega de diplomas de mérito aos alunos do AERS, relativos ao ano transato.

As sessões contaram com a presença da Diretora do AERS, Paula Vaz, da Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Gabriela Salgueiro, do Bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, do Rabino Joseph Schnaider, atualmente a residir em Penamacor, e do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, além de alunos, pais, encarregados de educação, professores, funcionários do Agrupamento e outras personalidades.

Durante a sua intervenção, a Diretora do AERS lembrou que arrancou um “novo ciclo de aprendizagens, de desafios e de crescimento”. “Um ciclo que queremos que seja vivido com entusiasmo, com empenho e, acima de tudo, com respeito, valor fundamental que nos une, apesar das nossas diferenças. Vivemos num mundo cada vez mais diverso e a escola tem um papel central na formação de cidadãos conscientes, abertos ao diálogo e respeitadores da diferença. Por isso, queremos afirmar, neste ano letivo, o nosso compromisso com a inclusão, onde todos têm lugar, onde todas as vozes contam, onde todas as histórias importam. Queremos também que a nossa escola continue a ser um lugar de excelência, onde o rigor e a exigência caminham lado a lado com o apoio a cada aluno”, defendeu. A terminar, Paula Vaz disse esperar que este novo ano letivo desafie a comunidade escolar a ser mais atenta, mais generosa e mais humana e que juntos todos possam construir um caminho de paz, de inclusão e de tolerância.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor disse estar muito satisfeito com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas local. “Pelo quarto ano consecutivo o AERS cresce em número de alunos. É um excelente indicador que haja um crescimento de 10%, relativamente ao ano anterior, e revela que o projeto educativo que o Agrupamento está a implementar está a 100%, caso contrário a escola não era procurada. Há um sentimento muito positivo relativo ao AERS e quero deixar uma palavra a todos os professores e professoras e a todos os alunos e alunas da escola pelo empenho que têm demonstrado”. António Luís Beites Soares mostrou-se satisfeito por considerar que o ensino em Penamacor está de “muito boa saúde”, adiantando, ainda, que a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, o transporte escolar vai passar em Monsanto, pois registou-se um aumento de alunos daquela zona vizinha a frequentar a instituição de ensino do concelho. A terminar, o autarca desejou a todos um excelente ano letivo.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor