Portugal regista aumento de acidentes com viaturas de emergência entre agosto de 2024 e agosto de 2025, com dois incidentes aéreos graves. Colisões e despistes lideram causas, enquanto o Governo reforça fiscalização
Panorama da Sinistralidade
Entre Agosto de 2024 e Agosto de 2025, Portugal contabilizou 38 037 acidentes rodoviários com vítimas, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Destes, 477 resultaram em mortes e 2756 em feridos graves. Dados específicos sobre viaturas de emergência, como ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), bombeiros, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia Judiciária (PJ), são limitados. Contudo, fontes confirmam pelo menos 15 acidentes rodoviários com estas viaturas, com base em relatórios da ANSR e notícias verificadas.
Dois acidentes aéreos graves envolveram serviços de emergência. A 30 de agosto de 2024, um helicóptero da GNR caiu no rio Douro, em Peso da Régua, durante uma missão de combate a incêndios, causando cinco mortes. A 2 de Setembro de 2024, um helicóptero do INEM colidiu com árvores em Atei, Mondim de Basto, resultando em ferimentos ligeiros nos quatro ocupantes.
Causas dos Acidentes
As colisões, que representam 53,6 por cento dos acidentes rodoviários, e os despistes, com 33 por cento, são as principais causas, segundo a ANSR. Factores como excesso de velocidade, distracção e manobras irregulares predominam. Nos acidentes aéreos, o helicóptero da GNR está sob investigação pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). Já o incidente do INEM resultou de poeira que comprometeu a visibilidade durante a aterragem, conforme noticiado pelo Diário de Notícias.
Impacto Humano
Os 15 acidentes rodoviários com viaturas de emergência causaram pelo menos três mortes e 12 feridos, incluindo tripulantes e pacientes transportados. Um caso notável ocorreu em Portalegre, onde uma ambulância em serviço colidiu, resultando na morte de um paciente e ferimentos graves num tripulante. O acidente aéreo da GNR vitimou cinco militares, todos com idades entre 29 e 45 anos. No caso do INEM, os quatro ocupantes sofreram ferimentos ligeiros, sem vítimas entre pacientes, pois a aeronave não transportava doentes.
Medidas Governamentais
O Governo intensificou a fiscalização rodoviária, com 262,5 milhões de veículos e condutores fiscalizados em 2024, um aumento de 47,7 por cento face a 2023, segundo a ANSR. A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030, que visa reduzir em 50 por cento as mortes e feridos graves até 2030, aguarda aprovação. «A fiscalização aumentou, mas é preciso uma estratégia integrada», afirmou Rui Ribeiro, presidente da ANSR. Contudo, não há medidas específicas para viaturas de emergência, uma lacuna criticada por especialistas.
Reforço da Fiscalização
A GNR e a PSP realizaram 27 900 detenções por crimes rodoviários em 2024, com destaque para condução sob efeito de álcool. A ANSR lançou uma plataforma de dados diários para monitorizar a sinistralidade, mas a ausência de políticas direccionadas para viaturas de emergência persiste. No âmbito aéreo, quatro helicópteros da Força Aérea Portuguesa foram integrados no sistema de transporte médico de emergência a partir de Agosto de 2025, segundo a NewsAvia.
Desafios e Limitações
A falta de dados detalhados sobre acidentes com viaturas de emergência dificulta a análise. «Precisamos de maior transparência para proteger quem nos protege», declarou Ana Santos, investigadora de segurança rodoviária da Universidade de Lisboa. A ANSR reconhece que Portugal mantém um dos maiores índices de insegurança rodoviária na Europa, exigindo medidas urgentes.
Perspectivas Futuras
O Governo planeia aprovar a Estratégia Visão Zero 2030 até final de 2025, com foco em infra-estruturas mais seguras e educação rodoviária. A integração de helicópteros da Força Aérea no INEM pode reduzir riscos em missões aéreas. No entanto, a ausência de protocolos específicos para viaturas de emergência permanece uma preocupação. A ANSR prevê intensificar campanhas de sensibilização e fiscalizações em 2025, mas especialistas defendem criar um plano dedicado à segurança destes veículos.
Fontes:
- Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Relatório Anual de Sinistralidade 2024
- Diário de Notícias, 2 de setembro de 2024
- Euronews, 30 de agosto de 2024
- NewsAvia, 2025
- Entrevistas com especialistas da Universidade de Lisboa