O presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Américo Aguiar deverá ser nomeado bispo de Setúbal nos próximos dias. A notícia foi avançada ontem pelo jornal 7Margens que cita várias fontes eclesiásticas.

O bispo disse ao jornal que não tem “nada a dizer sobre qualquer possível nomeação”, pois aguarda “instruções sobre a nova missão”. E ela tanto pode passar por “continuar em Lisboa, ir para Setúbal, para as Forças Armadas, para a Cúria em Roma ou qualquer outra missão”, acrescentou.
O 7 Margens recorda que a diocese de Setúbal está vacante há 596 dias, desde 28 de janeiro do ano passado, quando o anterior bispo, José Ornelas, foi nomeado para Leiria-Fátima.
“A confirmar-se a nomeação em breve, atinge-se a marca dos 600 dias”, lê-se no artigo. O jornal acrescenta ainda que o facto de o bispo Aguiar ter estado à frente da JMJ terá sido uma das razões para protelar a nomeação do novo responsável da diocese católica.
Em julho, no entanto, vários membros do clero acreditavam que o presidente da Fundação JMJ iria trabalhar a seguir para Roma, no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV).