A deputada Andreia Cardoso, eleita pelo círculo da ilha Terceira, anunciou ontem a suspensão do seu mandato na Assembleia Legislativa dos Açores, com efeitos imediatos. A parlamentar, do Partido Socialista (PS), revelou a decisão numa publicação na sua página oficial no Facebook
Andreia Cardoso explicou que já em junho deste ano comunicou ao líder regional do PS/Açores, Francisco César, que não se recandidataria à liderança do grupo parlamentar e ponderava suspender o mandato de deputada, decisão que concretizou a 1 de novembro.
A parlamentar justificou a medida com a necessidade de abrir espaço a novos protagonistas políticos na Terceira. “Esses protagonistas precisam de tempo e espaço para se afirmarem. Agora o momento político é outro, e um novo ciclo exige novos protagonistas”, afirmou.
Ao longo da publicação, Andreia Cardoso destacou a sua trajetória política, marcada por 25 anos de serviço à região e aos eleitores terceirenses. A deputada sublinhou a confiança que lhe foi depositada pelos sucessivos líderes do PS Açores e pelos cidadãos, mencionando o carinho recebido ao longo de mais de duas décadas de atividade política.
A deputada recordou a intensidade dos últimos anos, especialmente do último, que envolveu a participação em quatro atos eleitorais e uma atuação consistente no grupo parlamentar socialista. “No último ano, o PS esteve envolvido em quatro atos eleitorais e o Grupo Parlamentar manteve sempre consistência na sua ação, apresentando propostas e fiscalizando persistentemente a ação do Governo”, escreveu.
Andreia Cardoso exerceu funções como líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores e foi também secretária regional da Solidariedade Social no executivo regional socialista. A sua substituição na liderança do grupo parlamentar ocorreu em meados de outubro de 2025, com o regresso do deputado Berto Messias, que já ocupou o cargo entre 2010 e 2016.








