Terça-feira,Abril 1, 2025
12.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Angola ampara-se ao empréstimo estrangeiro-OGE2024 

Angola ampara-se ao empréstimo estrangeiro para financiar orçamento de 2024. O documento que prevê receitas e despesas estimadas em 24,6 biliões de kwanzas. 

Orçamento Geral do Estado (OGE) para exercício económico de 2024
DR – Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa

Angola recorre ao empréstimo estrangeiro para financiar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para exercício económico de 2024, avaliada em cerca de 10 bilhões de kwanzas. 

A proposta, que já se encontra no parlamento, foi projectada com um preço médio do barril de petróleo de 65 USD e uma produção petrolífera média diária de um milhão e 60 mil barris. 

O governo angolano entregou, na passada terça-feira, 31 de Outubro, à Assembleia Nacional, a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2024, cujo projecto comporta receitas e despesas estimadas em 24, 7 biliões de Kwanzas. 

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, esclarece que, dos 10 bilhões de kwanzas que prevê o documento, o governo socorreu-se de 6, 2 bilhões kwanzas de devida externa e 3,8 bilhões de kwanzas de devida interna, para a materialização das necessidades contidas na proposta do Orçamento Geral do Estado. 

Entretanto, Luanda espera, também, que a economia cresça 2,84% em 2024, estimando uma taxa de inflação de 16,6% até ao final de próximo ano. 

“O mercado externo entenda-se os financiamentos já foram contratados, o que vai acontecer é eles desembolsarem e vão contar para esses seis. A Contratação de finamentos juntos de multilaterais: Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e o mercado interno, em torno de 3.8 bilhões de kwanzas, vamos faze-los com os operadores de mercado, Emissões de Obrigações do Tesouro, Bilhetes decisórios e contratos mutuo, para financiamento da tesouraria, mas também para financiamento a projectos específicos”, disse a titular das finanças. 

A governante revelou, igualmente, que o Orçamento Geral do Estado para 2024 também propõe um montante avaliado 147 mil milhões de kwanzas, para financiar iniciativas público-privadas.   

O Governo angolano prepara a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE), também com objectivo de o documento “reservar” uma aumento salarial na Função Pública em cerca de 5%. 

“Através deste orçamento, a prever capitalizar as instituições financeiras públicas, em torno de 147 mil milhões de kwanzas, para todas elas, mas depois teremos que repartir entre elas, o BDA, Bando de Desenvolvimento Angolano, FGC, Fundo de Garantias de Crédito, o FADA, Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário e FACCA, numa lógica também de apoiar iniciativas no domínio do agronegócio”, explicou Vera Daves de Sousa 

As projecções económicas para o próximo exercício económico foram calculadas na base de um preço médio do barril de petróleo de USD 65,00 e uma produção petrolífera média diária de 1 milhão e sessenta mil barris.  

A proposta do OGE-2024 será discutida e votada na generalidade nos próximos dias pelo Plenário da Assembleia Nacional, para depois passar à discussão na especialidade com os parceiros sociais e votação final global. 

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Francisco Paulo
Francisco Paulo
Jornalista desde 2009, começando a carreira jornalística no extinto semanário “O Desperte”. Passando por diferentes redações em Angola, como a Rádio Despertar, TV Palanca (PTV), Semanários Angolense, A Capital e O Crime.

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.