Irá realizar-se, no dia 31 de agosto, domingo, a partir das 15h00, n’A Moagem – Cidade do Engenho e as Artes, no Fundão, a cerimónia de antestreia do documentário “Renascer Sem Fronteiras”, de Rita Ilhéu, Paula Gabriel e Sónia Mouta, que irá decorrer de acordo com o seguinte programa:
15h00 Boas Vindas
15h30 Paula Gabriel | Diretora Executiva – Gestão de Projetos e Agenda
15h40 Paulo Fernandes | Presidente da Câmara Municipal do Fundão
15h50 Alcina Cerdeira | Vereadora da Câmara Municipal do Fundão
16h00 António Vitorino | Presidente da Conselho Nacional para as Migrações e Asilo
16h10 Karim Merali | CEO da Fundação Aga Khan Portugal
16h20 Luís Neves | Diretor Geral da Polícia Judiciária
16h30 Rita Ilhéu | Cineasta, Realizadora e Produtora
16h40 Sónia Mouta | Conselheira para a Produção, Diversidade e Interação Social
16h50 Francisco Dias | Diretor do Festival Internacional de Cinema Art & Tur
17h00 Cerimónia de Premiação Simbólica dos Participantes Migrantes
17h15 Exibição do filme
“Renascer Sem Fronteiras” é “um documentário que celebra o amor, a humanidade e a empatia presentes nas histórias de migrantes e refugiados que encontraram, no interior de Portugal, um novo lar. É também um retrato cinematográfico da cidade do Fundão, um território de acolhimento, turismo e reinvenção, situado entre a serra da Estrela e a serra da Gardunha”.
Este filme “revela como a mistura de culturas se transforma em motor de inovação, prosperidade e crescimento, valorizando tradições e património, enquanto abre portas a novas formas de viver e criar. É também um testemunho vivo das ações que fomentam a integração, a coesão social e o desenvolvimento sustentável, combatendo a desertificação rural e a revitalizando comunidades”.
Com produção de Rita Ilhéu, Paula Gabriel e Sónia Mouta, este documentário conta com realização e direção fotográfica de Rita Ilhéu; direção e produção executiva de Paula Gabriel, recursos humanos e guião de entrevista de Sónia Mouta; edição e sonoplastia de Daniel Mota e Rita Ilhéu; voz off de Eduardo Costa; consultoria jurídica de Paulo Geraldes; e participação de Abdulay Soares Moraes, Alejandro Pereyra Medina, Alcina Cerdeira, Ana Filipa Batista, António Guterres, António Vitorino, Ashmita Ghimire, Beatriz Tavares, Dax Metha, Esmeralda Tavares, Euclides Vilhete, Gabriela Quintero Peña, Issã Keita, Karim Merali, Ludmila Bocharova, Luísa Matos, Marina Mateus, Narion Coelho, Nathalie Lopes, Paulo Fernandes, Pedro Pombal e Pinto, Pedro Silveira, Sérgio Gomes, Sofia Pereira e Yorvin Azuaje.
A entrada será gratuita. Reserve o seu lugar através do e-mail bilheteira@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).