Sábado,Abril 19, 2025
8.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

ASAE combate crime de especulação no setor da água

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul – Núcleo de Investigação e Instrução Processual, no decorrer de uma investigação criminal no âmbito de um inquérito, apurou a existência de práticas especulativas cometidas por um prestador de serviços públicos essenciais – setor da água, na área Metropolitana da Grande Lisboa.

A investigação centrou-se na aplicação extemporânea do tarifário referente ao ano de 2023, tendo sido evidenciada a prática do crime de especulação na faturação, através da cobrança indevida de consumos e de serviços de saneamento de água.

A situação em causa afetou, de forma significativa, um universo estimado de cerca de 178.000 consumidores lesados, abrangendo clientes particulares e empresariais, num montante associado à prática especulativa, superior a 170.000,00 Euros.

De referir que em sequência da investigação desenvolvida, os consumidores foram, entretanto, ressarcidos pelos valores indevidamente cobrados, tendo sido assegurada a reposição da legalidade bem como a proteção dos respetivos direitos patrimoniais.

A ASAE continuará a desenvolver ações de investigação no domínio dos crimes contra a economia, por forma a garantir a proteção dos direitos dos consumidores em linha com os princípios da transparência, da legalidade e da equidade económica.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.