Quarta-feira,Setembro 10, 2025
18.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ascensor da Nazaré encerrado por tempo indeterminado para manutenção

Há exatamente uma semana, no dia 3 de setembro, 16 pessoas morreram no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa. Na sequência deste acidente a maioria das autarquias com ascensores decidiram realizar avaliações técnicas dos equipamentos. É o caso do elavador da Nazaré, que vai estar encerrado, a partir desta quarta-feira, por tempo indeterminado, devido a motivos técnicos e de segurança.

O Ascensor da Nazaré está a partir desta quarta-feira encerrado ao público por tempo indeterminado para avaliação técnica dos equipamentos de transporte por cabo, informou o município do distrito de Leiria.

O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Manuel Sequeira, explica que os trabalhos de manutenção previstos para outubro foram antecipados, “em função desta insegurança que reina no nosso país sentimos que não estavam criadas condições para continuar a trabalhar sabendo que em outubro íamos ter essa necessidade. O cabo está em perfeitas condições, tecnicamente perfeito, a olho nu não há qualquer problema, mas tecnicamente, por força da carga que tem de transportar anualmente, há necessidade dessa revisão”.

“Esta decisão decorre da necessidade de avaliação nacional dos equipamentos de transporte por cabo, medida preventiva que visa assegurar que o ascensor mantém todas as condições de operação em segurança”, justifica a autarquia em comunicado publicado na sua página da Internet.

Nos últimos meses, segundo os Serviços Municipalizados da Nazaré, o equipamento foi alvo de inspeções por entidades externas competentes – nomeadamente o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) – “sem que tenham sido levantadas reservas à sua utilização”.

Ainda assim, “perante a recomendação técnica de substituição do cabo de tração, cuja intervenção já se encontrava prevista para o mês de outubro, e seguindo orientações das entidades reguladoras, o ascensor permanecerá encerrado até nova validação técnica que garanta a sua operação em condições de segurança máximas”.

Enquanto o ascensor estiver parado, vai ser assegurado transporte alternativo de passageiros por autocarro, para garantir a mobilidade entre a Praia e o Sítio.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor