Segunda-feira,Março 31, 2025
12.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Carlos Moedas condecorado pelo Vaticano 

Carlos Moedas condecorado pelo Vaticano. A Santa Sé distinguiu 28 personalidades portuguesas, entre elas o Presidente da República e o Primeiro-ministro demissionário e os autarcas que acolheram o Papa Francisco, pelo “apoio prestado à realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, recebeu a ordem de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre. 

Carlos Moedas condecorado pelo Vaticano 
CML

Esta quinta-feira, o Vaticano condecorou Carlos Moedas, pelo trabalho realizado pela Câmara Municipal de Lisboa na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O autarca lisbonense recebeu, das mãos do Cardeal D. Américo Aguiar, presidente da fundação JMJ Lisboa 2023, a ordem honorífica de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre. 

A Ordem de São Silvestre Papa (em latim: Ordo Santus Silvestri Papae) é atribuída aos católicos que se notabilizaram no exercício da sua profissão, recomendada por padres, bispos ou Núncio Apostólico, sendo atribuída diretamente pelo Papa, como Sumo Pontífice, chefe da Igreja Católica e chefe de estado do Vaticano. 

As condecorações simbolizam o agradecimento do Papa Francisco a “Todos, Todos, Todos. Todos os que se empenharam e dedicaram na JMJ. À CML, a todos os seus trabalhadores, e a todos os munícipes”, assinalou o também Bispo de Setúbal, Cardeal Américo Aguiar, que fez questão de se referir ao papel do vice-presidente da Câmara, Filipe Anacoreta Correia. 

  1. Américo Aguiar agradeceu o “empenho e dedicação” do autarca em prol do evento católico. “Rimo-nos, chorámos, zangámo-nos, bebemos chá, bebemos café e acabámos a chorar aos abraços”, contou o Bispo de Setúbal.

Segundo o Bispo de Setúbal, “a igreja católica portuguesa não tinha capacidade para organizar tudo”, se não fossem os diversos apoios e a colaboração de todas, todas as entidades públicas (Governo e autarquias), instituições privadas e, essencialmente, das pessoas. 

Com a atribuição destas distinções, “o Santo Padre quis agradecer o trabalho de todos”, abençoando todos aqueles, incluindo os não crentes, que contribuíram para o êxito da Jornada Mundial da Juventude. 

  1. Américo Aguiar, que agradeceu também a todas as forças políticas portuguesas, defendeu que o Papa Francisco deixou em Lisboa uma mensagem de esperança e de paz, que contribuirá para construir uma sociedade cada vez melhor,

Trabalho de equipe 

“O Papa conseguiu unir todos. O Papa conseguiu que as pessoas trabalhassem todas em conjunto”, afirmou Carlos Moedas. “Quero que esta distinção, tão bonita, fique aqui, ao dispor de todos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, defendendo que “não podemos perder aquilo que se ganhou com as JMJ”. 

Carlos Moedas frisou o papel dos funcionários da autarquia, afirmando que “são extraordinários. São muito bons”, 

Além do mais, o presidente da Câmara de Lisboa acabou por realçar o papel da Proteção Civil, da Polícia Municipal e dos Bombeiros, apontando que se “alguém sabe o que é estar sentado na Vigília e de repente o comandante dos Bombeiros mandar mensagem a dizer que há um fogo em Monsanto? Eu pensei que estávamos perdidos. Os bombeiros estavam ali todos. Mas lá foram para Monsanto resolver o problema”. 

Carlos Moedas recordou “os momentos que vivemos, naqueles dias, e que marcaram a cidade e os seus autarcas”.  

Na cerimónia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, Rui Valério, e do Núncio Apostólico, arcebispo italiano D. Ivo Scapolo, foi ainda distinguida a presidente da Assembleia Municipal, com a ordem de Dama da Ordem de São Silvestre.  

“É com comoção que recebo, em nome de Lisboa, esta distinção”, afirmou Rosário Farmhouse. 

28 personalidades condecoradas pelo Vaticano 

A Santa Sé distinguiu 28 personalidades portuguesas pelo “apoio prestado à realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”. Na lista estão o primeiro-ministro, o presidente da República, vários autarcas e membros do governo. 

“Por determinação do Papa Francisco, foram atribuídas diferentes honras honoríficas a entidades do poder central e local, assim como a diversas autoridades do Estado e responsáveis pelas forças militares, de Segurança, de Saúde e da Proteção Civil”, é referido num comunicado da Fundação JMJ Lisboa 2023 citado pela Ecclesia. 

“O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-Ministro, António Costa, são duas das personalidades distinguidas, num conjunto que engloba ainda seis membros do governo e atuais e antigos autarcas de todos os concelhos que receberam a visita do Papa Francisco durante a JMJ Lisboa 2023”, é explicado. 

As condecorações foram enviadas ao cuidado de D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, e já começaram a ser entregues.   

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.