Entre 24 e 26 de outubro, a cidade transforma-se num autêntico estúdio a céu aberto para o 48 Hour Film Project, o maior desafio de cinema rápido do mundo
Castelo Branco volta a ser palco do 48 Hour Film Project, a maior competição mundial de curtas-metragens, que desafia equipas de cineastas a escrever, filmar e editar um filme original em apenas 48 horas. O evento decorre entre 24 e 26 de outubro, com as estreias marcadas para 1 de novembro, no Cine-Teatro Avenida.
A iniciativa reúne equipas de todo o país, colocando Castelo Branco na rota internacional do cinema independente.
Segundo Afonso Fontão, presidente da Associação ST Arte de Castelo Branco, entidade organizadora local, “este é um momento único para Castelo Branco”, sublinhando que “durante dois dias, a cidade transforma-se num autêntico estúdio a céu aberto, onde criatividade, improviso e espírito de equipa são testados ao limite”.
Os filmes vencedores terão a oportunidade de competir a nível nacional e internacional, com possibilidade de chegar ao Filmapalooza, o festival mundial do 48 Hour Film Project. Os melhores poderão ainda ser selecionados para o Short Film Corner do Festival de Cannes, uma das plataformas mais prestigiadas do cinema mundial.
Com este evento, Castelo Branco reforça a sua posição como polo de criação artística e audiovisual, atraindo novos talentos e promovendo o intercâmbio cultural entre cineastas de diferentes regiões.