A Cellnex, empresa espanhola de telecomunicações com presença em dez países europeus, aprovou uma redução de capital no valor de 6,01 milhões de euros, correspondente a 3,41% do capital social. A decisão foi tomada esta segunda-feira pelo Conselho de Administração e comunicada oficialmente à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV).
Com esta operação, o capital social da Cellnex será ajustado para 170,6 milhões de euros, distribuído por 682.410.975 ações, cada uma com o valor nominal de 0,25 euros. A empresa vai proceder à amortização de 24.064.404 ações próprias, adquiridas no âmbito do programa de recompra de ações no valor de 800 milhões de euros, lançado em janeiro deste ano.
Segundo a empresa, a medida tem como objetivo reforçar a remuneração dos acionistas, ao reduzir o número de ações em circulação e, consequentemente, aumentar o valor por ação.
A operação surge num momento em que a Cellnex regista sinais de recuperação. No primeiro semestre de 2025, os prejuízos da empresa recuaram 72,5% face ao período homólogo, fixando-se nos 115 milhões de euros. Este desempenho reflete o esforço de consolidação financeira e ajustamento estratégico iniciado nos últimos trimestres.
A Cellnex entrou no mercado português em 2020 com a aquisição das torres móveis da Altice Portugal. Meses depois, reforçou a sua presença no país ao comprar também a rede de antenas da NOS, consolidando-se como um dos principais operadores de infraestruturas de telecomunicações em território nacional.