Quinta-feira,Novembro 14, 2024
12.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

‘CEO Fraud’: Grupo organizado transnacional desmantelado pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), procedeu, ontem, à detenção de dois homens, de 22 e 30 anos, suspeitos de pertencerem a um grupo organizado transnacional, que se dedica à prática de criminalidade económica financeira.

Em causa estão crimes de falsificação de documentos, burlas informáticas e branqueamento de capitais, através do modus operandi conhecido como “CEO Fraud”.

O dinheiro obtido de forma ilícita, que ascende a cerca de um milhão e duzentos mil euros, era proveniente de contas bancárias sediadas no estrangeiro, designadamente no Canadá e em Itália.

Os suspeitos burlavam empresas sedeadas nesses países e o dinheiro ia sendo transferido para contas nacionais, especificamente criadas para rececionar estes fundos que, mal entravam em território nacional, eram imediatamente dissipados para outras contas bancárias.

- Publicidade -

As campanhas de “CEO Fraud” caracterizam-se, essencialmente, pelo envio de emails ou mensagens de texto (sms ou através de aplicações) em que um agente malicioso, fazendo passar-se por uma entidade relacionada com a organização alvo (por exemplo, o/a Diretor(a) Executivo(a) ou um fornecedor), faz pedidos tipicamente de natureza financeira a colaboradores dessa mesma organização, podendo conduzir estes a realizar transferências bancárias para contas associadas ao atacante.

Os detidos vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor