Sexta-feira,Março 28, 2025
5.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Comunicado Sobre a Igreja de Santo António dos Assentos Portalegre

Tendo a Comunicação Social noticiado que se encontra em leilão de insolvência a igreja de Santo António dos Assentos, em Portalegre, vimos reiterar o que o anterior e o atual Pároco já esclareceram.

O Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu, da Paróquia de São Lourenço, cidade de Portalegre, é proprietário legítimo, desde 18 de abril de 2005, do direito de superfície de parte do edifício que inclui a Igreja de Santo António dos Assentos, prédio situado na Rua Padre Diogo Pereira Sotto Mayor, no Bairro dos Assentos, cuja propriedade é da Paróquia da Sé, Portalegre. Deste protocolo entre a Paróquia da Sé e o Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu, que é da Paróquia de São Lourenço, foi lavrada, na data acima indicada, a respetiva escritura na Conservatória do Registo Predial de Portalegre, tendo as respetivas instalações estado sempre ao serviço do Centro Social.

Dada a insolvência, em 2020, do Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu, esse direito de superfície ficou integrado na massa insolvente, isto é, no património do devedor à data da declaração de insolvência, sendo o seu produto afeto ao pagamento dos credores.

Resumindo: todo o complexo é propriedade da Paróquia da Sé, mas esta, em 2005, com autorização do Bispo da altura, cedeu o direito de superfície, de parte do edifício, ao Centro Social e Comunitário de São Bartolomeu. Deste direito de superfície, porém, não faz parte a igreja de Santo António integrada no mesmo prédio, havendo até cadernetas prediais urbanas com números diferentes. E mesmo o que está à venda não é o prédio, é o direito de superfície daquela parte.

Portalegre, 19 de março de 2025.

Antonino Dias

Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:
Antonino Dias
Antonino Dias
“É a logica que faz prestar atenção ao clamor do pobre, do mais fraco, do marginalizado, lógica de quem se opõe à violência dos que se servem da riqueza e do poder, da injustiça e da indiferença para humilhar e explorar os outros”, disse D. Antonino Dias - 22/11/2019".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Comunicado Final

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.