A cerimónia onde a UBI foi reconhecida pelo trabalho na área teve lugar na tarde de 5 de dezembro, promovida pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
O Selo de Qualidade Academia Voluntária (SQAV), que a UBI recebe pelo segundo ano consecutivo, foi entregue na última semana. O Reitor da UBI, Mário Raposo, e a Vice-Reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social, Amélia Augusto, estiveram na Cerimónia de entrega desta distinção que reconhece a política da UBI de impulsionar esta vertente da solidariedade no seio da comunidade académica.
No que diz respeito aos alunos, trata-se de uma estratégia complementar à formação de nível Superior proporcionada na Universidade. “O voluntariado é, para a UBI, mais do que uma atividade extracurricular: é uma parte integral da formação humana dos nossos estudantes. Acreditamos que uma educação de excelência vai para além das salas de aula, preparando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento das suas comunidades e do mundo”, disse Mário Raposo.
Mário Raposo considera que o SQAV “reconhece não apenas a instituição”, mas também o “compromisso incansável de todos os que contribuem para a excelência das práticas de voluntariado desenvolvidas no seio da UBI”. Mérito que abrange os estudantes, “que, com grande generosidade, colaboram em iniciativas de impacto social, ambiental e cultural” e “docentes, investigadores e equipa de técnicos que, com o seu exemplo, criam pontes entre o saber académico e a ação comunitária”, sublinhou Mário Raposo.
Os estudantes e os restantes membros da comunidade que pretendam participar em ações de voluntariado podem obter informações, consultar todas as ofertas disponíveis e inscrever-se online.
O Selo de Qualidade Academia Voluntária é atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e a entrega decorreu no Dia Internacional dos Voluntários (5 de dezembro). A certificação tem validade de dois anos.