Os filmes de estudantes da Universidade destacam-se nas áreas de documentário, ficção e experimental.
Quatro filmes da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para os Prémios Sophia Estudante 2025, distribuindo-se por três categorias. A competição é organizada pela Academia Portuguesa de Cinema, que, desta forma, reconhece, anualmente, os melhores trabalhos de estudantes da área.
Nesta edição, estão nomeados “De Sol a Sol”, de Joana Afonso, e “Mãos da Terra”, de Luís Sequeira, para “Melhor Curta-Metragem Documentário”. Os dois filmes serão avaliados por um júri composto por Afonso Pimentel (ator), Henrique Pina (realizador), Luísa Marinho (realizadora), Mariana Gaivão (montadora e realizadora) e Pedro Góis (editor e misturador de som).
“Natureza Morta”, realizado por David Figueiredo, é um dos escolhidos para a categoria “Melhor Curta-Metragem Experimental”, enquanto “Não Sei o Que Fazer Com as Mãos”, da autoria de Marta Delgado e Luís Miguel Rocha, está indicado em “Melhor Curta-Metragem Ficção”. A primeira tem como júri António Aleixo (realizador), Inês Teixeira (realizadora), Isabel Quadros (figurinista) e Rui Unas (ator), e a segunda Manuel Mozos (realizador), Raquel Freire (realizadora) e Rita Cabaço (atriz).
A 11.ª edição dos Prémios Sophia Estudante tem lugar no próximo mês, entre os dias 20 e 23, no Auditório Municipal de Albufeira.
Com a iniciativa Sophia Estudante, a Academia Portuguesa de Cinema pretende incentivar e premiar futuros cineastas, proporcionar aos estabelecimentos de ensino com cursos de cinema e audiovisual a oportunidade de mostrarem os trabalhos desenvolvidos em contexto escolar e promover a partilha de conhecimentos e o diálogo entre docentes e alunos, de diferentes contextos.
A UBI tem tido uma participação de relevo nas diversas edições, não só ao nível dos prémios alcançados, como das nomeações.