A dupla Rodrigo Adegas e Miguel Peixoto construiu a estrutura vencedora deste ano do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2024). Os estudantes do 1.º Ciclo dos cursos de Engenharia Eletromecânica e Engenharia Mecânica Computacional, respetivamente, conquistaram a categoria “Resistência”, com a marca de 45,54 kg.
Classificaram-se em segundo lugar Guilherme Mateus e Rodrigo Queiroz, ambos do 1.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica, após a ponte a concurso ter suportado 37,15 kg. O terceiro lugar foi para a construção de esparguete que aguentou 34,14 kg, levada a concurso por Ricardo Fonte, do 1.º Ciclo de Engenharia Aeronáutica.
“Apesar de o primeiro lugar estar distante do recorde da competição, é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte”, refere Pedro Dinis Gaspar. O presidente da Comissão Organizadora destaca que, nas duas vertentes do CPE 2024 – “Resistência” e “Estética” –, estiveram três pontes construídas por equipas de alunos da Academia Júnior STEAM da UBI.
Na categoria “Estética”, que avaliou as características estéticas e arquitetónicas, a vitória foi para Francisco Ramos, do curso de Engenharia Aeronáutica (1.º Ciclo). O segundo lugar foi atribuído, ex-aequo, a David Ponciano (1.º Ciclo de Engenharia Aeronáutica) e à equipa composta por Alexandre Sabugueiro e Guilherme Carrilho (1.º Ciclo de Engenharia Eletromecânica). Completa o pódio David Ponciano, que concorreu a título individual.
A análise foi realizada por um júri composto pelas arquitetas Maria Neto, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI, e Ana Cunha, Chefe de Divisão de Ordenamento, Planeamento e Qualidade de Vida do Município do Fundão.
A 23.ª edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2024) decorreu na última semana, no dia 29 de novembro, na Faculdade de Engenharia da UBI, tendo contado com o patrocínio da ConsPlan Management, que atribuiu os prémios monetários aos alunos.
“Face ao apoio já previsto de entidades privadas para o próximo ano, a Comissão Organizadora vislumbra a possibilidade de internacionalizar o evento e incluir uma categoria dedicada à construção de estruturas com materiais sustentáveis”, refere Pedro Dinis Gaspar, que também é presidente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, que acolhe o evento há vários anos.
O concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete desafia os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a busca de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça, utilizando um material tão comum e acessível como o esparguete.
O evento também tem o propósito de envolver a comunidade “ubiana” e as escolas do ensino secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo de ensino/aprendizagem na Faculdade de Engenharia.