Falta de médicos especialistas leva ao encerramento de serviços de ginecologia, obstetrícia e pediatria no fim-de-semana prolongado. SNS aconselha contacto prévio com a linha SNS24
No próximo domingo de Páscoa, dia 20 de abril, dez serviços de urgência hospitalar vão estar encerrados na região de Lisboa e Vale do Tejo. A maioria das unidades afetadas pertence às especialidades de ginecologia e obstetrícia, mas também haverá condicionamentos em serviços de pediatria.
De acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os encerramentos começam já na sexta-feira, feriado de 18 de abril, com as urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais Garcia de Orta (Almada) e Amadora-Sintra de portas fechadas. Nesse mesmo dia, a urgência de pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira mantém o horário habitual, das 9h00 às 20h00.
No sábado, 19 de abril, o número de serviços encerrados sobe para seis. As urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, Amadora-Sintra, Vila Franca de Xira e Barreiro não estarão em funcionamento. Já no que diz respeito à pediatria, as urgências dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo (Loures) também estarão encerradas.
O cenário agrava-se no domingo de Páscoa, com dez serviços de urgência encerrados. Entre eles, sete de ginecologia e obstetrícia — localizados nos hospitais Garcia de Orta, Amadora-Sintra, Barreiro, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém e Abrantes — e três de pediatria, nos hospitais de Vila Franca de Xira, Loures e Torres Vedras.
A razão apontada para os encerramentos é a falta de médicos especialistas para assegurar as escalas de serviço, uma situação que se agrava em períodos de fim-de-semana prolongado e épocas de férias.
O SNS recomenda aos utentes que, antes de se dirigirem a qualquer serviço de urgência, contactem previamente a linha SNS24 (808 24 24 24) para orientação clínica e informação sobre os serviços disponíveis.
A lista atualizada dos serviços de urgência encerrados estará disponível no portal oficial do SNS.