Quinta-feira,Fevereiro 20, 2025
16.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência celebrado em Angola com convite ao IPCB

Ana Teresa Vaz Ferreira, foi a convidada para representar o IPCB nas celebrações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, no Lubango, em Angola.

A Vice-presidente do IPCB participou numa mesa redonda, organizada pela reitoria da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), com o tema ”Participação das Mulheres e das Raparigas no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Desafios e Perspetivas”.

Para além do IPCB, estiveram presentes representantes das diversas faculdades da UMN e do Instituto Politécnico da Huila, nomeadamente da Faculdade de Medicina Ana Gerardo; da Faculdade de Direito, Efigénia dos Santos, e do Instituto Politécnico da Huila, Nelza Fortunato.

A discussão centrou-se na troca de experiências sobre a liderança feminina em ambas as instituições, UMN e IPCB, abordando questões sobre os desafios enfrentados na inclusão de mulheres e raparigas, as estratégias adotadas por cada instituição de forma a permitir essa inclusão, bem como identificar as potencialidades e vantagens do envolvimento de mulheres e raparigas no desenvolvimento científico e tecnológico das instituições de ensino superior.

A iniciativa teve como objetivo, não só destacar o papel importante e impactante das mulheres na produção de conhecimento científico, como também sensibilizar a sociedade civil para o combate às desigualdades entre géneros no acesso à educação e às carreiras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Com destaque internacional, a comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência contou com a presença do magnífico reitor da UMN, Sebastião António; do Vice-reitor para os Assuntos Científicos e Pós-graduação, Francisco Gonçalves, de representantes do Governo Provincial da Huila, e da comunidade académica da UMN, bem como representantes de vários setores da sociedade civil.

Para Ana Vaz Ferreira “a intervenção e participação do IPCB permitiu apresentar a atividade desenvolvida na instituição no âmbito do Observatório para a Igualdade de Género, criado em 2022, que acompanha a implementação do Plano Igualdade de Género da Instituição. Consistiu numa partilha da nossa experiência e das estratégias que têm sido delineadas para promover a igualdade de oportunidades em todas as áreas da instituição, seja no domínio da formação como da investigação e mesmo organizacional”.

A deslocação foi realizada no âmbito de uma mobilidade do Programa ERASMUS+ ICM, tendo permitido a realização de várias reuniões de trabalho e visitas ao Instituto Politécnico da Huíla e às suas faculdades.

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência é celebrado anualmente a 11 de fevereiro.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor