Quarta-feira,Agosto 13, 2025
20.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Doze distritos sob aviso laranja até terça-feira

O calor vai deixar 12 distritos sob aviso laranja – o segundo mais grave – já a partir da tarde deste domingo e até terça-feira, informa o IPMA. Bragança, Vila Real, Viseu, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa vão estar sob aviso laranja até às 18h00 de terça-feira

Doze distritos de Portugal continental estão, desde este domingo e até terça-feira, sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido ao tempo quente, avisou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Até às 18h00 deste domingo, estavam sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) os distritos de Bragança e Vila Real, que depois passam para aviso laranja, que se estende até às 18h00 de terça-feira, de acordo com a mais recente previsão do IPMA, divulgada hoje.

Viseu, Évora, Guarda, Beja e Castelo Branco e Portalegre encontram-se sob aviso laranja desde cerca das 10h40 de domingo devido ao tempo quente, com “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”, situação que se mantém até às 18:00 de terça-feira.

A partir das 09h00 de segunda-feira e até às 18h00 de terça-feira, ficam também sob aviso laranja Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa, distritos que estão hoje sob aviso amarelo (o menos grave), segundo o IPMA.

Além disso, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo, desde cerca das 10:40 de domingo e até às 18:00 de terça-feira, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima no interior do distrito”, segundo as previsões meteorológicas.

No total, todos os 18 distritos de Portugal continental estão sujeitos a avisos do IPMA na sequência da previsão de tempo quente, com 12 sob aviso laranja e seis sob aviso amarelo.

Os avisos do IPMA — vermelho, laranja e amarelo — são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.

Além destes avisos, o IPMA alerta para o perigo de incêndio rural em Portugal continental, com a maioria dos concelhos no interior Norte e Centro e na região do Algarve sob perigo “máximo” ou “muito elevado” no dia de hoje e pelo menos até dia 18 de agosto, enquanto o restante território continental está sob perigo “elevado” ou “moderado”.

Governo mantém alerta até 4ª feira

Desde 03 de agosto e até à próxima quarta-feira (13 de agosto), Portugal continental encontra-se em situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio rural.

Na quinta-feira, o Governo decidiu renovar a situação de alerta no país, tendo como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.

“Continuam a vigorar as mesmas proibições existentes quanto a atividades agrícolas e recreativas em meios rurais”, afirma a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.

Entre as medidas em vigor está a proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.

A situação de alerta implica também a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.