Terça-feira,Fevereiro 11, 2025
7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Em 28 anos, Festival Sudoeste não se realiza em 2025

O festival Sudoeste não se vai realizar este ano, o anúncio foi feito através de uma nota na rede social Instagram na página do evento, onde é referido que será feita uma pausa este ano, naquela que seria a 27.ª edição. Acrescentando que esta “pausa” vai servir para preparar “um novo capítulo” da história do festival.

O festival Sudoeste não se irá realizar este ano. Em comunicado publicado nas redes sociais, o festival promovido pela Música no Coração, que desde 1997 se realiza na Zambujeira do Mar, afirma que fará uma pausa para preparar “um novo capítulo”. O futuro está à nossa frente e prometemos que vai valer a pena”, pode ler-se.

Em 28 anos, Festival Sudoeste não se realiza em 2025
Foto: Visão – Luís Montez

Em 2023, o festival perdeu o patrocínio da MEO, que durava há 18 anos, tendo ainda tido lugar no ano passado sem patrocinador. Em 2024, Luís Montez perdeu a organização do Super Bock Super Rock – o festival, que nos últimos anos se realizou no Meco e cuja marca é detida pela cervejeira Unicer, mantém-se, de resto, ausente do calendário deste ano. Também no ano passado não teve lugar o Super Bock em Stock, festival lisboeta da Música no Coração, que tinha o patrocínio da mesma marca de cerveja.

A Música no Coração continua a ter no seu portefólio festivais como o Sumol Summer Fest, o Jardins do Marquês e o Caixa Alfama, todos com cartaz anunciado para este ano. Luís Montez, dono da Música no Coração, diz que a decisão foi tomada por não ter encontrado patrocinador para o evento e por ser “difícil concorrer” com concertos gratuitos das câmaras municipais em ano de eleições autárquicas.

“Com eleições autárquicas este ano há concertos de norte a sul do país. É impossível concorrer com espetáculos gratuitos”, justifica Luís Montez sobre a decisão de adiar o festival. Além disso, afirma, “o público do Sudoeste mudou os seus gostos”. O promotor avança que o festival está a ser repensado para “ir ao encontro das exigências” e que os primeiros nomes do cartaz devem ser anunciados em agosto.

Festival regressa em 2026

Montez confirma que a Música no Coração não conseguiu em tempo útil encontrar um patrocinador para o festival que acontece há quase trinta anos na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar. “Voltamos no próximo ano, com mais tempo para arranjar um patrocinador”, garante o promotor.

Sobre a relação com a MEO, que patrocinava o evento até 2023, Montez assegura que mantém boas relações “com as pessoas do marketing” e atira: “Compreendo que é uma empresa que está à venda e que não quer compromissos, mas quando vier um novo acionista tenho a certeza que vai querer voltar”.

A TVI revelou, entretanto, que a marca do Festival Sudoeste fora penhorada pelo fisco. Ao Observador, Luís Montez rebate e diz que o noticiado “é completamente falso”. “O Sudoeste é da Música no Coração”, garante. “O que acontece é que quando foi da pandemia o Estado dava a possibilidade de pagar os impostos a prestações e foi isso que fizemos. Faltam nove prestações. Com isto tudo decidi que até março resolvo isto.”

Em declarações ao Jornal Económico esta sexta-feira, Montez atestava: “Temos um acordo com a autoridade tributária e com a segurança social, isto é, declarações de situação regularizada. Fomos nós que [em 2023] demos a marca Sudoeste como garantia. Estou a fazer injeções de capital na Música do Coração à medida que é preciso. Há liquidez.”

Os problemas financeiros da empresa de Montez não são novidade. Em 2019, a Música no Coração já tinha sido alvo de várias ações judiciais por parte de fornecedores que reclamavam pagamentos em atraso.

A Música no Coração fez uma publicação nas redes sociais, ao final da tarde de sexta-feira, em que confirmam que o festival vai fazer uma “pausa”.

“O Sudoeste é mais do que um Festival – é um lugar onde se criam memórias para a vida. São mergulhos no canal, amizades no campismo, danças até de manhã e concertos inesquecíveis. Em 2025, fazemos uma pausa para prepararmos um novo capítulo. O futuro está à nossa frente, e prometemos que vai valer a pena. Até já!”, lê-se no comunicado.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor