A South Europe Ground Services, empresa fundada pela Iberia em maio de 2024, ficou em primeiro lugar no concurso público lançado pela ANAC para a assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. O consórcio vencedor, formado pela South e pela Clece – empresa do grupo ACS, detido por Florentino Pérez –, superou a proposta da Menzies/SPdH, atual líder no setor em Portugal.
A criação da South surge na sequência da perda de oito licenças de handling por parte da Iberia Airport Services em setembro de 2023, nos principais aeroportos espanhóis, incluindo Barcelona, Málaga, Bilbao e Palma de Maiorca. Após o resultado do concurso da Aena, a Iberia comprometeu-se, em janeiro deste ano, a lançar uma nova empresa e a integrar a maioria dos seus antigos trabalhadores.
Apesar de operar atualmente em 38 aeroportos de Espanha e empregar cerca de 7.000 pessoas, a South apenas possui licença de assistência em escala no aeroporto de Madrid-Barajas. Em Portugal, a proposta apresentada em consórcio com a Clece obteve uma pontuação de 95,2523 no relatório preliminar da ANAC, superando a classificação de 93,0526 atribuída à Menzies.
A Menzies já contestou o resultado e pretende apresentar recurso no prazo legal de cinco dias. Com 3.500 trabalhadores, a empresa detém atualmente as licenças de assistência em escala nos três principais aeroportos nacionais, que terminam a 19 de novembro. A ANAC, prevendo o recurso, prorrogou as concessões por mais um ano.
A SPdH, operadora da marca Groundforce e agora parcialmente detida pela Menzies (50,1%) e pela TAP (49,9%), encontra-se em recuperação desde 2023, após um processo de insolvência iniciado dois anos antes. O plano aprovado pelos credores prevê o pagamento de cerca de 30 milhões de euros até 2029.
Se a Menzies perder definitivamente o concurso, poderá enfrentar sérias dificuldades financeiras e comprometer o plano de recuperação. A empresa mantém atualmente um acordo com a TAP, prevendo descontos progressivos nos serviços prestados à transportadora.
O grupo IAG, ao qual pertence a Iberia, é também um dos três candidatos à compra de 49,9% do capital da TAP, juntamente com a Lufthansa e o grupo Air France/KLM. Os sindicatos Sintac e Sitava já manifestaram preocupação com os riscos associados à atribuição das novas licenças à South/Clece, alertando para possíveis impactos sobre os trabalhadores do setor.