Quarta-feira,Outubro 29, 2025
13.7 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Encerramento da Zara em Castelo Branco é a primeira de muitas…

Encerramento de loja da Zara. A gigante da moda espanhola Inditex, dona da Zara e Massimo Dutti, já começou a fechar definitivamente várias lojas em Portugal. A próxima vai ser, no principio de 2024, a loja Zara de Castelo Branco. Esta medida vai ao encontro da estratégia de gestão de espaços físicos, delineada em 2021, pelo grupo espanhol, que passa por uma maior aposta no online.

Encerramento de loja da Zara em Castelo Branco é a primeira de muitas…
DR

A loja Zara no Fórum de Castelo Branco, vai fechar portas em 2024, no início do próximo ano, 16 anos depois de ter aberto na cidade. De acordo com o Diário Digital espanhol Modaes, especializado em informações relacionadas com o setor da moda, a Inditex, responsável pela insígnia Zara, tem em curso uma redução significativa no número de lojas da marca em Portugal.

Recorde-se que o grupo galego Inditex, também dono das marcas Stradivarius e Pull&Bear, já tinha transmitido, em 2021, que iria fechar definitivamente várias lojas no nosso País. Esta medida, revelada antes da pandemia, ia ao encontro da estratégia de gestão dos espaços físicos em vários mercados internacionais e anunciava o encerramento, ainda nesse ano da Zara Home da Rua do Carmo, no Chiado, em Lisboa, assim como outros espaços da marca em Lisboa e no Porto.

Segundo a “Meios & Publicidade”, estão em causa localizações premium como a loja da Zara Home no Chiado, em Lisboa, e várias outras espalhadas por centros comerciais portugueses.

Aposta no online

Apesar de não esclarecer os motivos do fecho na cidade albicastrense nem quantas pessoas vão ficar no desemprego, o gigante Inditex esclarece que esta decisão vai de encontro à nova política de crescimento das vendas da empresa, que passará por um maior foco nos canais online. Segundo as previsões da Inditex, as vendas online representaram mais de 25 por cento do total das receitas em 2022. Em 2019, rondavam os 19 por cento.

Segundo a “Meios & Publicidade, a lista de lojas que serão encerradas é maior e abrange outras marcas do grupo Inditex.

Lojas encerradas em Espanha

Em Espanha, por exemplo, a empresa encerrou, em 2021, 79 lojas da Zara, Bershka, Massimo Dutti, Oysho e Pull&Bear, tendo fachado pontos de venda em algumas das ruas mais movimentadas das principais cidades do país, como a Gran Vía, em Madrid, e as Ramblas e Paseo de Gracias, em Barcelona. Além disso, fecharam espaços em alguns dos principais centros comerciais espanhóis. Massimo Dutti, Zara e Stradivarius foram as marcas mais afetadas por esta estratégia.

A multinacional galega, líder mundial da venda de roupa a retalho, anunciou, em 2022, que iria fechar entre 1000 e 1200 lojas de menor dimensão nos próximos dois anos. A empresa acredita que a faturação dessas unidades será compensada por outras lojas próximas e pelas vendas online, bem como pela abertura de lojas de maior dimensão.

A dona da Zara também aponta para a abertura de cerca de 150 lojas por ano, com maior área de vendas e em localizações estratégicas em todo o mundo.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor